Massa vs Alonso vs Ferrari vs Gente com octanas a mais no hipotálamo

Por vezes, a história repete-se. É assim na vida, no planeta Terra e no Universo. É assim também na Ferrari. Como se não bastasse fazerem a dobradinha, tinham de a fazer à maneira deles.

Com um arranque vitorioso já que dominou toda a corrida, Massa beneficiou de um mau arranque de Vettel, que encostou Alonso à lateral da pista e permitiu-lhe assumir rapidamente a liderança da corrida. Até aqui, tudo bem!

O verniz estalou quando Rob Smedley, o engenheiro de corrida de Massa comunica via rádio com Massa e diz o seguinte: "Fernando está mais rápido que tu, diz se entendeste mensagem!". Subitamente, Massa tira o pé do acelerador, o carro abranda substancialmente e Fernando Alonso passa facilmente o colega de equipa (apenas colega de equipa, pois depois de uma jogada destas, não devem de ir os dois comer uns tremoços à Foz...). Smedley volta a comunicar com Felipe Massa: "Pronto, obrigado, segue com ele agora, desculpa!".

Felipe limitou-se a dizer: "Merecia ter ganho. Mais nada a dizer. Foi bom para a equipa!"

O que é certo e ficou na mente de todos os espectadores, Felipe Massa merecia ter ganho a corrida. A Ferrari conseguia na mesma a dobradinha, ganhava a equipa, é principalmente o público, que quer ver vencer o mais rápido ou o que ganhou da forma mas justa, e não assistir a jogos de bastidores mal feitos, mal desculpados. Não havia necessidade. Bastava Massa ter abrandado um pouco mais, se fossem essas as orientações que tivessem. Pelos vistos, as orientações não eram essas, o que poderá evidenciar uma falta de comunicação no seio da equipa.

Evidencia outro aspecto também importante: qual é o piloto principal para a Ferrari. Não parece haver dúvidas depois deste episódio lamentável. A se fazer algo deste género, que se faça bem feito. Senão, para quê o regulamento que proíbe as boxes de darem ordens explícitas aos pilotos?´Por código e depois pedem desculpa? Dahh!

Por entre desculpas, e por infracção do código desportivo, Artigo 39.1 e do regulamento desportivo internacional, artigo 151.c., foi aplicada a sanção de 100 mil dólares.

Classificação final:

1. Fernando Alonso Ferrari 1h28m38.866
2. Felipe Massa Ferrari a 4.196
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault a 5.121
4. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes a 26.896
5. Jenson Button McLaren-Mercedes a 29.482
6. Mark Webber Red Bull-Renault a 43.606
7. Robert Kubica Renault a 1 volta
8. Nico Rosberg Mercedes GP a 1 volta
9. Michael Schumacher Mercedes GP a 1 volta
10. Vitaly Petrov Renault a 1 volta
11. Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari a 1 volta
12. Rubens Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta
13. Nico Hulkenberg Williams-Cosworth a 1 volta
14. Pedro de la Rosa BMW Sauber-Ferrari a 1 volta
15. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
16. Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes a 2 voltas
17. Adrian Sutil Force India-Mercedes a 2 voltas
18. Timo Glock Virgin-Cosworth a 3 voltas
19. Bruno Senna HRT-Cosworth a 4 voltas

VOLTA MAIS RAPIDA: Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1:15.824

No mundial: Lewis Hamilton tem agora 157 pontos, Jenson Button 143, Sebastian Vettel 136 e Mark Webber e Alonso 123. Nas equipas, a McLaren lidera com 300 pontos, a Red Bull tem 272, a Ferrari 208 e a Mercedes 132.

0 comentários: