Como manter o Filtro de particulas

O seu automóvel tem filtro de partículas? Efectua apenas trajectos curtos? Cuidado - o seu filtro de partículas pode ficar bloqueado, o que resulta numa conta de reparação cara e não comparticipada pelas marcas. O grande problema é que muitos de nós fazem principalmente trajectos citadinos e nesses percursos os filtros de partículas não atingem temperaturas suficientemente altas para a regeneração.

Se quer evitar problemas deve efectuar regularmente percursos longos para permitir as temperaturas necessárias para o processo de regeneração, ou seja, a queima interna das partículas. Atenção aos sintomas que o seu automóvel possa demonstrar e que podem indicar
- quebra de performances
- aumento ligeiro de consumo de combustível
Determinados veículos têm um indicador no tablier para indicar que esta na hora de fazer uns bons quilómetros (depende da temperatura exterior e do tipo de filtro). Se notar um fumo branco a sair do escape durante esse percurso não se alarme: resultam do processo normal de combustão das partículas. Se for negro...chame o seu mecânico!

6 comentários:

  • hugo espanhol says:
    27 de julho de 2010 às 16:00

    pois é,.... anda por aí muito boa gente irritada com este sistema,.... e ponderando mesmo a venda do seu carro.

    Pelo que tenho visto não quero nenhum carro com estas FAP/DPF….e MERD.

    só o tempo o dirá, mas acho que este sistema vai ter de ser optimizado em termos de manutenção e custo beneficio.

  • Anónimo says:
    2 de outubro de 2010 às 16:56

    Tenho uma chevrolet Nubira Wagon e de 6000 em 6000 km, tem que ir à oficina mudar o óleo e o filtro. Já reclamei na marca, mas não assumem o problema. Afirmam que tem a ver com a condução citadina, o que não corresponde à realidade, pois mesmo fazendo auto estrada, o nº de km feitos até voltar à oficina são os mesmos.

    Recorri à CIMASA (tribunal arbitral, mas a chevrolet não aceitou estar presente no julgamento.

    Está visto que vou ter que recorrer a outras vias.

    Uma coisa é certa não vou parar enquanto não for ressarcido de todos os prejuízos que tenho tido.

  • Anónimo says:
    22 de fevereiro de 2013 às 17:52

    Boa tarde.
    Realmente os filtros de particulas são causadores de vários problemas podendo em alguns casos mais graves o motor partir. Esses piores casos acontecem nos motores 1.3 MJet que equipam modelos da Alfa Romeo, Fiat, Ford, Opel, Suzuki ,etc e nos motores 2.0d da Mazda.
    Os problemas mais comuns e menos graves são a facil saturação dos mesmos, luz do filtro de particulas ligada várias vezes, regenerações constantes, perdas de potência ,etc.
    Felizmente existe solução para estes problemas, isto é, para o filtro de particulas.
    Qualquer esclarecimento que precisem acerca deste assunto contactem-me pelo mail filipe.lavandeira@twemotorsport.com onde explicar e esclarecer alguma dúvida.

  • Ribeiroplace says:
    24 de fevereiro de 2013 às 11:44

    De vez em quando o meu carro fica acelerado durante um bocado, deve ser a regeneração do filtro de partículas, mas sempre que posso levo-o para a autoestrada.

  • Sonhador says:
    4 de março de 2013 às 15:52

    Há carros a mais na cidades andem de transportes a geração anterior andava e eram mais saudaveis.

  • Anónimo says:
    17 de outubro de 2014 às 15:49

    Para o sonhador:

    Eu e a minha família deixamos de utilizar os transportes públicos, pois por estranho que pareça, na maioria das situações fica mais barato andar de carro particular, depois dos brutais aumentos impostos por este governo.