Reza o ditado que mais é melhor. Pois bem, a Mercedes está a desenvolver uma caixa automática de 9 velocidades (rumores?).
Segundo a fonte da Mercedes Benz, esta nona velocidade irá permitir consumos e emissões inferiores, não fazendo contudo, qualquer associação a "dual-clutches"
As caixas automáticas continuam com as características habituais: peso inferior, fiabilidade, custo de produção relativamente reduzido, isto face a transmissões de dupla embraiagem. Contudo, perdem no que diz respeito à velocidade de mudança.
Contudo, com a limitação de velocidade (que temos nas nossas estradas...) serão realmente necessárias 9 velocidades? Que vos parece?
Eu até acho piada à transmissão automática, o que se diz em relação à rapidez de mudança não tenho razões para criticar pois de certo é mais rápido o carro a alterar a velocidade do que nós à mão.
Esta caixa é automática do tipo mais comum nos EUA, e não manual robotizada como a DSG, portanto os tempos de mudança de velocidade são reduzidos e normalmente não são acopladas a embraiagens, são mais caras e ineficientes que as manuais robotizadas.
O ideal é haver um nº infinito de relações, tipo CVT, e, como nas automáticas não existe uma relação fixa como nas manuais, um maior nº de relações aproxima-a de uma CVT, o que de certa maneira permite baixar os consumos.
Esta provavelmente vai ser usada nos carros mais pesados e potentes para baixar consumos, e mto provavelmente em híbridos. Do ponto de vista tecnológico é de certeza uma obra de arte, mas fora isso acho que será demasiadamente complexa, cara e desnecessária.