A ADAC testou o Citroën Nemo e ao tentar uma manobra rápida, o Citroën Nemo acabou capotado na pista - resultado? A Citroen alemã passou a vender este modelo com ESP de série em todos os motores. Para tirar duvidas, um Fiat Qubo Diesel (clone do Citroën Nemo) participou no mesmo teste - excepto que tinha pneus diferentes e o anti-derrapagem ESP esta instalado. As diferenças são visíveis - o Qubo passa o teste a 86 km/h, enquanto o Nemo capota a 80 km/h.
Esqueci-me de indicar que a instalação de serie do ESP nos comerciais citroen nemo e clones apenas vai acontecer na Alemanha - ou seja, os Alemães são mais importantes que o resto dos Europeus.
O resto do mundo se quer um comercial que não capote quando circular a 80km\h (e todos sabemos que eles andam sempre ainda mais do que isso) e tente evitar um obstacule terá que pagar pelo extra - se disponivel claro.
Este comentário foi removido pelo autor.
A resistência da estrutura ao capotamento não parece ser má.
Acho que deveria ser obrigatório todos os veículos novos virem equipados com ESP. Tem um custo maior que o ABS, mas pode fazer a diferença em "sustos" que podem acabar mal (especialmente para o pessoal k anda nos carros brancos).
Além disso, há maior margem de manobra para os pneus "verdes", de menor resistência ao rolamento.
Não há electronica que substitua um bom trabalho de desenvolvimento e acerto de chassis e de todos os elementos do automovel e que muito menos permita dobrar as leis da fisica. Infelizmente este é um caso sério mas como é um comercial e não um carro de turismo não se dá muita importancia - quando o 1º mercedes classe A falhou este mesmo teste foi um "escandalo"