A Toyota terá disponível para venda em 2010 uma versão eléctrica do Toyota iQ. A intenção da Toyota é produzir o primeiro veículo eléctrico destinado à distribuição em massa. Este iQ eléctrico irá possuir um conjunto de baterias que poderão ser carregadas a partir de casa em menos de oito horas e que permitirão 150 Km de autonomia. Os carros eléctricos são muito bonitos, mas vamos com calma, se toda a gente tivesse um carro eléctrico, quanta electricidade seria gasta a mais por pessoa? O que acontecia às grandes empresas de produtos petrolíferos como a Galp e BP? Faz mais sentido carregar as baterias mais rápido e a partir destas bombas. O que acontecia a todos os mecânicos automóveis e vendedores de peças de motores? E por último onde temos todo o lítio e níquel para as baterias de todos os carros e a que preço?Mais em www.autoblog.it.

Isto dos carros a pilhas é moda: já nos anos 70 tb o carro eléctrico era o carro do futuro, e é basicamente assim desde k o sr. Porsche fez o "carrinho" dele.
Se houver veículos eléctricos de produção, serão deste tipo (pequenos)e será um nicho de mercado, pk o preço das baterias n desce com o aumento de produção, e é pc provável que as baterias alguma vez sejam uma opção viável para armazenamento de energia (talvez os supercondensadores algum dia sejam fiáveis).
Ou seja, os MCI ainda vão cá andar mto tempo e continuaremos a ser explorados pelos senhores das petrolíferas e das arábias por mais algum tempo.
Concluíndo, para se fazer 10 kms por dia em cidade, este Iq é uma opção interessante, se n se tiver em conta o preço...
Segundo um documentário que vi, se os nossos carros gastassem metade do combustível e poluíssem metade que poluem já era um grande passo para salvar o planeta, petróleo há muito, temos é que saber usá-lo com cabeça. Mas enquanto houver pessoas sem cabeça como os americanos e até os chineses não vamos a lado nenhum, a europa e o Japão ainda são os que fazem mais pelo ambiente.
Tendo em conta que os carros em cidade consomem muito e poluem muito, penso que os carros electricos vão dominar muito em breve, o parque automóvel dentro das cidades. Os construtores automóveis já se aperceberam disso e por isso todos têm o seu protótipo electrico.
As empresas, como galp e BP, se querem sobreviver, podem sempre variar o seu negócio. Em vez de explorar petróleo (e explorar os consumidores), podem produzir energia...
- Quanta electricidade seria gasta a mais por pessoa?
Bastante mais, mas já vi cálculos a mostrarem que a eficiência é mt maior. Mesmo que os carros eléctricos fossem alimentados com energia gerada 100% a partir de carvão, ainda assim poluíam menos q carros a gasolina. E cada vez mais electricidade é gerada de fontes renováveis.
- O que acontecia às grandes empresas de produtos petrolíferos como a Galp e BP?
Por algum motivo já estão a investir em energia renováveis, e provavelmente tb se vão meter no negócio das baterias. Os postos de abastecimento, como foi dito, podem ser convertidos para carregamento ou troca de baterias.
- O que acontecia a todos os mecânicos automóveis e vendedores de peças de motores?
O mesmo que aconteceu aos construtores de carroças, criadores de cavalos, ferreiros, etc. Não se pode parar a evolução só pq alguns vão ficar prejudicados. Eles que se adaptem!
- Onde temos todo o lítio e níquel para as baterias de todos os carros?
Há quem diga q de facto não há lítio suficiente para usar em carros em larga escala. Mas também há quem diga q sim... De qualquer forma há mt gente a desenvolver alternativas, como baterias de sódio/enxofre, supercondensadores, etc.