Telenovela Opel GM

Capitulo - Concorrentes
O CEO da General Motors Fritz Henderson já tinha confirmado que havia um novo comprador para a Opel mas não deu grande detalhes. Esta confirmado que há 3 interessados na marca mas parece que o governo alemão e a General Motors não se entendem qual é o vencedor.
Os 3 finalistas são a Magna International, os belgas da Ripplewood Holdings e os chineses da Beijing Automobile Co. (BAIC).



Após estudo por parte do governo alemão (e outros governos envolvidos), pela Comissão Europeia e o Opel/Vauxhall Trust Board tomaria-se uma decisão e ai esta o problema. O governo Alemão prefere a Magna mas a GM prefere a RHJ porque estes aceitam que a GM possa readquirir a Opel assim que esta esteja reestruturada e novamente lucrativa. Espertos.
A Magna deseja adquirir 27.5% na Opel, com a Magna e o Sberbank a terem um total de 55% of Opel enquanto a GM ficaria com 35% e 10% seria dos trabalhadores da Opel.
A BAIC pretende adquirir 51% da Opel (e ainda precisaria de 3 mil milhões de ajudas do governo alemão) e os restante 49% iriam para a GM. O grande interesse da BAIC é adquirir tecnologia e capacidade tecnológica que depois possam levar para a China e assim possam ter alguma vantagem no mercado caseiro.
Os planos da Ripplewood Holding ninguem conhece.
Nos entretantos o Governo Alemão vão dando empréstimos para manter a Opel a funcionar, mas com o aproximar das eleições alemãs isso pode acabar - o governo alemão ainda não deu um murro na mesa porque não quer perder os votos dos muitos trabalhadores da Opel.

2 comentários:

  • Mauro Esteves says:
    31 de julho de 2009 às 22:32

    Ja é mesmo uma telenovela...

  • Unknown says:
    6 de agosto de 2009 às 18:27

    E então a Fiat desistiu?