Lotus prepara carro citadino

A Lotus Engineering virou-se para o mundo dos carros citadinos e desenvolveu um conceito inovador de carro eléctrico que poderá chegar a estrada em 2015 e consegue o mesmo arranjo de 3 + 1 passageiros em apenas 2,6 metros de comprimento por 1,6 metros de largura, ou seja, mais pequeno que o Toyota iQ. Mas afinal o que tem este carro de especial relativamente aos restantes carros eléctricos?




O factor inovador é a estrutura do chão do carro que alberga as baterias e todos os circuitos eléctricos e fornece também rigidez estrutural para possíveis embates. Este super-mini da Lotus foi desenhado apenas para pequenas deslocações dentro da cidade, dai que pouparam no peso das baterias (apenas 100 células de lítio) com uma capacidade de 10kWh e demoram 3.5 horas a carregar.

A carga de baterias é flexível sendo possível adicionar mais 100 células para maior alcance e terá uma painel solar no tejadilho para carregar as baterias. As portas (e muitos componentes) seram em magnésio para serem mais leves.


Mas mesmo com todos estes truques, o alcance será curto - 50 quilometros e uma velocidade máxima de 105 km\h. Como disse acima, é um carro para deslocações na cidade.Se vai ser construido é um mistério - a Lotus tem feito vários projectos neste campo e como os seus chassis são usados para muitos carros eléctricos, quem sabe?

0 comentários: