Motor rotativo ainda roda

O motor rotativo estava em risco desaparecer devido aos limites de emissões, mas parece que a Mazda não quer fazer as vontades aos ecomentais, porque apresentou uma patente para uma nova versão do seu motor rotativo com injecção directa e twin-spark (2 velas de ignição por rotor). Os motores rotativos permitem potencias elevadas com cilindradas baixas, mas com consumos e emissões elevadas. Esta nova versão do motor Renesis parece abordar estes temas, esperemos que chegue à produção.

2 comentários:

  • XPTO says:
    27 de maio de 2009 às 21:55

    desculpem o reparo mas salvo alguma excepção, os motores Wenkel sempre tiveram 2 velas na câmara de explosão...
    Eu pessoalmente adoro esta alternativa ao chamado motor convencional (ciclo de Otto) mas pareceme que um motor que trabalha a "mistura" não vai a lado nenhum em termos de emissões no sec.XXI. espero que esteja enganado.

    Cumprimentos

  • Anónimo says:
    25 de janeiro de 2011 às 02:53

    Ei pessoal interessado, não se iludam, pois o problema do Wankel está longe de solução. muito se fala, em artigos técnicos, em revistas especializadas, mas dificilmente se vê comentário coerente. Fato é que até o momento, depois de muita luta, ainda não se tem nada que possa tornar a idéia, do "Wankel" viável. Este projeto possue entaves relativos a sua própria concepção, ou seja: O proposto pela idéia não faz, convenientemente, o que deveria fazer para que se torne um projeto viãvel de motor rotativo. De modo mais simples, pode-se afirmar que: a idéia não é boa para motor rotativo de combustão interna, que utiliza combustível convencional de qualquer tipo. Esta e a realidade. O retante é invencionice.