Carros pequenos mais perigosos

Recentemente, argumentei que ao inves de comprar carros novos pequenos devemos comprar carros grandes usados, e uma das razões que eu dei foi que num acidente há maior chances de morrer num carro pequeno que num automóvel maior. E agora veio o IIHS (Insurance institute for Highway Safety) provar isso mesmo.

Independentemente do tamanho, todos os carros têm que cumprir os mesmos critérios de segurança. O problema é que os testes são feitos atirando o carro de encontro uma barreira padronizada. Ora, na vida real isso raramente acontece - existem imensas variáveis.
Aviso que abaixo segue-se uma aula de Física!
Quando há um o embate entre 2 automóveis de diferentes dimensões há muitas variáveis - uma delas é a energia cinética (movimento) criada pelo embate, que varia com a massa e velocidade do veiculo. Ou seja, um veiculo maior e mais pesado tem mais energia que um carro pequeno mais leve - e se combinarmos com o facto que têm menos área de absorção de energia, o automóvel pequeno fica pior.
O IIHS (Insurance institute for Highway Safety) executou alguns testes (podem ver o resumo aqui) e resumindo, os carros pequenos tiveram um resultado muito mais baixo neste teste de embate do que nos testes padronizados.

0 comentários: