Tramontana R

O Tramontana R não pode ser chamado de automóvel desportivo é pouco para definir este veículo, acredido que esteja numa categoria à parte.
Para começar tem a silhueta de um monolugar de rodas descobertas, motor traseiro, tracção traseira e um V12 com 2 turbos e 5.5 litros e a módico número de 720 cv!!!!
Dispõe de dois lugares, dispostos um em frente ao outro, desta forma consegue repartir o peso entre as rodas de cada lado, indo com 1 ou 2 ocupantes, em concordância com o esforço efectuado pelos engenheiros que colocaram todos os órgãos mecânicos longitudinalmente repartindo o peso simetricamente.
Este “bicho” está homologado para circular na via pública com o extra de se poder circular sem a cúpula e sem capacete. Esta "coisa" possui ainda uns extras todos catitas como por exemplo a instrumentação é apresentada num ecrã TFT, onde se pode seleccionar qual a informação a apresentar, a suspensão possui um sistema que possibilita a elevação do chassis em 5 centímetros para percursos mais conturbados e de forma a evitar obstáculos, jantes de magnésio (raios e união ao eixo) e carbono (parte exterior) de 20 polegadas .
O chassi é todo em carbono formando um monocasco (à semelhança da F1) excluindo os tubos de aço que servem como argola de segurança que contorna a cabeça do pendura e suporta o motor/transmissão. Este “bicho” tem quase 5 metros de comprimento e mais de 2 metros de largura, daí o seu peso rondar os 1350kgs apesar dos materiais nobres empregues.
O motor trata-se de um V12 em alumínio, de 5,5 litros com um turbo para cada bancada de cilindros de origem Mercedes-Benz (equipa o CL600 e o SL600), ainda que com uns pozinhos que fazem a potência elevar dos 510 CV de origem para os 720 CV (pode se escolher alternativa mapeamento electrónico que “só” disponibiliza 550 CV para levar a passear a sogra) finais e isto tudo conseguindo cumprir com as emissões que ainda estão para entrar em vigor, nomeadamente Euro5.
Utilizando a potência máxima, faz os 0-100 km/h em 3,6 segundos, um valor que fica um pouco aquém das espectativas tendo em conta que um Mercedes-Benz McLaren Roadster faz os mesmos 0-100 em 3,8 segundos com um peso de 1835 kgs e com cerca de menos 100 cv de potência. Talvez seja um ponto a rever a suspensão traseira de forma a colocar toda essa potência no chão.
Resta dizer que a Tramontana é uma empresa situada em Espanha, Gerona mais propriamente, e que possui a capacidade de produzir 12 destas unidades anualmente, eles afirmam que sendo pouca a produção anual, possibilita um serviço de pós-venda muito superior, ao ponto de na garantia do carro, se incluir um serviço de mantimento do veículo ao domicílio independentemente da sua localização no planeta.
Informo desde já que se algum dos nossos seguidores decidir-se pela aquisição deste veículo, dispensará cerca de 600.000€ e que desde já eu me ofereço para dar uma voltinha nele.

4 comentários:

  • reflexos de alma says:
    4 de março de 2009 às 11:56

    Não é um desportivo, é um autêntico F1 de estrada!

  • minhOfles says:
    4 de março de 2009 às 12:07

    Já conhecia a viatura em causa, e adoro!

    Falta dizer que o Tramontana R apenas difere do normal por ser mais pesado! :D lolol
    Mas era preciso vender, e uma versão R atrai sempre potenciais interessados e clientes.

  • Desalinhado says:
    4 de março de 2009 às 12:32

    Sim, em relação à versão anterior, esta versão R ganhou cerca de 200kg, cresceu ligeiramente em termos de comprimento e ganhou uns centímetros.
    Modificaram igualmente a aerodinamica de forma a proporcionar mais carga aerodinamica a altas velocidades.
    Em termos de motor, ganhou quase 1/4 de binário o que possibilitou uma redução de 0,4 seg no sprint dos 0 aos 100 e ganhando um aumento de velocidade máxima de 300km/h para os actuais 315km/h

  • R3volution says:
    4 de março de 2009 às 14:12

    com um aparato desses, esperava melhores performances... mas vamos esperar para vê-lo no TopGear!