Chevrolet Volt

O Chevrolet Volt tem sido muito badalado nas revistas e tem tornou-se numa esperança americana no campo dos híbridos e um dos primeiros híbridos do seu tipo - sempre eléctrico com um motor a gasolina para recarregar as baterias sempre que preciso. Soa bem no papel, mas tal como o Toyota Prius, e outros híbridos, quando algo parece bom demais para ser verdade, é porque o é.
Primeiro há a questão do preço - a GM nunca vai poder vende-lo pelo preço real, ninguém o compraria - os recursos e a mão-de-obra necessária para construir um Volt são incríveis. É um carro que só será vendido com enormes ajudas do estado americano.
E depois há a questão de que é um carro que precisa de carregar 6 horas para permitir 40 milhas de alcance 100% eléctrico. E se o comprador não tiver garagem, se o tiver que o estacionar na rua? E não acredito muito nos números da GM. Se este tipo de carro consegui-se medias de 4l/100km há muito que as estradas estavam cheias deles.
E há outra questão - se o Volt andar sempre em modo eléctrico, o tanque de gasolina terá que ser despejado regularmente: a gasolina estraga-se após alguns meses e terá que ser rejeitada. E isto sem referir que, tal como o Prius, poluiu-se muito mais a produzir um destes carros que um carro classico.
Tal como o Toyota Prius, mais uma ferramenta de marketing para vender um carro caro que não precisamos.

1 comentários:

  • Turbo-lento says:
    11 de dezembro de 2008 às 00:40

    Já vi em Paris...em Lisboa é novidade. Por acaso conheço um senhor da EDP que tem um Prius e segundo ele, não consegue baixar os consumos a baixo dos 5,8 litros aos 100km

    Mas da proxima vez tira uma foto e manda - gostamos de curiosidades.