Passeio filtrante - literalmente

Recentemente, troquei comentários com um leitor num dos quais afirmei que o problema da poluição não era só o resultado dos automóveis mas também das estradas. Vi uma notícia que leva este ponto literalmente – a universidade de Twente (Holanda) esta a colaborar com a cidade de Hengelo a experimentar em grande escala pedras de calçada que absorvem poluentes da atmosfera.
A camada superior das pedras são cobertas com dióxido de titânio, que quando exposto a luz do sol liga-se/absorve os óxidos de azoto produzidos pelos carros e outras fontes de poluição. Os poluentes são transformados em nitratos não poluentes. Quando chover as pedras são lavadas.

Hengelo foi escolhida devido ao grande tráfego automóvel. Para esta experiência, uma rua foi dividida em 2 partes – uma é pavimentada com as tais pedras especiais e outra com pedras normais. É feita depois o controlo da poluição para determinar o impacto real.

A estrada deve estar terminada no fim de 2008 e o controlo de qualidade do ar inicia-se em 2009, com os primeiros resultados esperados para o verão de 2009.

2 comentários:

  • hitardo says:
    21 de agosto de 2008 às 15:13

    Mas depois enfrentas um problema mais grave:

    As águas da chuva que limparam as ditas pedras irão para as terras onde são cultivados os cereais, as frutas, as batatas, etc... que nós consumimos.
    E isso não me parece bem...

  • Turbo-lento says:
    22 de agosto de 2008 às 12:33

    Segundo o que li, os lixiviados são inertes e não perigosos. Mas vamos ficar de olho em actualizações