Uma empresa californiana chamada Sapphire diz ter conseguido produzir gasolina de 91 octanas apartir de algas, luz solar e esgoto. Não estamos a falar de biodiesel ou etanol, é um terceiro combustível. Que, segundo a empresa, pode ser usado em motores a gasolina sem qualquer modificação.

Nesta altura, estão a espera de alguma tirada mais mordaz da minha parte...mas eles estavam a contar com isso! Porque para meter os críticos em linha, um funcionário da empresa atravessou o Oceano Atlântico num avião alimentado por este combustível.
Vantagens? Não consome terras para culturas e as emissões do processo de fabrico são quase nulas. E não é necessário qualquer modificação aos motores.
Mas como diz o velho ditado: "quando algo soa bom demais, é porque é bom demais para ser verdade". Ficaremos atentos ao desenvolvimento desta tecnologia.
Devias fazer uma pesquisa antes de um post destes :P as algas já andam aí há algum tempo, inclusiva em Portugal, visto que está em curso a instalação destes sistemas de algas nas centrais eléctricas da EDP (as que funcionam a gás). Porque com as algas conseguem reter o CO2, pagando menos pelas licenças, e ainda produzem não sei quantos litros de biodiesel, e sim, disse bem, diesel!! Para mim a única novidade é conseguirem fazer gasolina ;o)
Pois, eu também sabia que há várias empresas a trabalhar nisso:
http://earth2tech.com/2008/03/27/15-algae-startups-bringing-pond-scum-to-fuel-tanks/
Também há algumas cá em Portugal, onde a nível universitário até há know-how nesta área. Não sabia é que já estavam a instalar disso nas centrais da EDP!
Zé, qual é a empresa envolvida com a EDP? Há alguma página com info sobre isso?
Há uma pagina sim senhor, aliás, na altura deu uma entrevista (no RCP se não estou em erro) e depois li no blog: http://energiasrenovaveis.wordpress.com/
E desculpa mas enganei-me :$, é a GALP que já assumiu o compromisso.
http://energiasrenovaveis.wordpress.com/2008/03/14/galp-alia-se-a-algafuel-para-produzir-microalgas-em-sines/
Eu sei perfeitamente de que as algas andam por ai há muito tempo - na minha faculdade fartavam-se de fazer estudos sobre elas. Provavelmente, devem estar a desejar não ter posto as alguinhas a degradar esgotos mas a produzir gasolina.
Mesmo assim, a gasolina que esta empresa produz é à americana: 91 octanas enquanto toda a Europa usa 95 octanas no minimo.
Segundo a Wikipedia, a formula de calculo das octanas nos EUA é diferente (aqueles gajos têm a mania...). Mesmo assim a gasolina 91 octanas deles é equivalente apenas à nossa 95. E isto é a mais cara gasolina "premium" (q em certos sitios é de 92 ou 93). Abaixo disso ainda têm a "plus" de 89 e a "regular" de 87.
Curioso é que as octanas não são uma medida da "potência" do combustível, mas sim da sua resistência a explodir sobre pressão. Num motor que funcione com alta pressão, uma gasolina com poucas octanas pode explodir prematuramente, o q pode até destruir o motor.