Novos Motores OPEL

O 4rodas1volante é um blog equilibrado e imparcial, e por consequência, para equilibrar o nosso ultimo post da Opel que foi "ligeiramente" negativo, hoje vamos elogiar uma nova tecnologia de motores da Opel que vem provar que o motor a combustão interna ainda tem muito para dar.
O que falo é da tecnologia "Homogenous Charge Compression Ignition". Em poucas palavras, é por um motor a gasolina a trabalhar como um diesel.
Ao invés de usar uma vela para queimar o combustível (motor a gasolina), comprime a mistura até aquecer o suficiente e ocorrer a auto-ignição e dai mais eficiente.
Soa simples mas a Opel esta a trabalhar nisto à 10 anos e ainda não esta satisfeita.
Até as 3,000rpm o motor funciona em modo HCCI (mais económico) e acima disto o motor entra em modo normal voltando a usar as velas para queimar combustível.
A Opel anuncia ganhos de 15% de eficiência, com um motor de 2.2 litros ser capaz de consumos de 6l\100km além de emissões mais baixas.

5 comentários:

  • Anónimo says:
    28 de maio de 2008 às 19:43

    Parece ser muito bom. Parecido com o Diesotto (ou algo do género) da mercedes, não?

    Será que após o boost de desenvolvimento de motores a diesel de meados/finais dos 90 até à actualidade, vamos finalmente ter um boost de desenvolvimento dos ottos? I can only wish...

    NB: imparcialidade: s. f., justiça; equidade; rectidão.

    Imparcialidade implica que não goze ou se critique garatuitamente marcas e/ou carros. Qualquer crítica teria de ser algo baseado em factos concretos e reais. (e não, por exemplo, "procurem PAS no google").

    Imparcialidade estravasa o conceito de blog, no qual é suposto serem dadas opiniões, especialmente num blog de carros.

  • Anónimo says:
    28 de maio de 2008 às 22:54

    Pergunto por mero exemplo, será que este tipo de motor, feito pelos japoneses, demoraria 10 anos e mesmo assim não estarem satisfeitos com o resultado, E mesmo assim o anunciarem ao mundo? não creio..., mais uma vez é uma causa de desespero da GM, uma manobra de marketing, penso eu de que...

  • Anónimo says:
    28 de maio de 2008 às 23:25

    Tas a gozar? Não existe imparcialidade. Achas que algum jornalista critica (mesmo se tivesse razão) alguma marca? Era garantido que nunca mais lhe davam carros para testar e era o fim. Como diz a apresentação do blog "mas sempre entusiastas e com um ponto de vista relaxado, mas inteligente e fundamentado, sobre o fascinante mundo automóvel"
    Sou mulher e não percebo muito de carros, e largo qualquer revista de autoveis ao fim de 5 minutos mas da gosto ler algumas das coisas eles postam. Eles podem não ser muito imparciais, mas ao menos são sinceros e falam livre de censura. Continuem.
    Ligia

  • Anónimo says:
    29 de maio de 2008 às 01:38

    (o meu objectivo era exactamente dizer que não há imparcialidade, e que é por isso que cá vimos... opiniões parciais susceptíveis de fomentar discursos, quer construtivos ou não...)

  • Anónimo says:
    29 de maio de 2008 às 09:45

    ops. sorry...tou naquela altura do mês...voçes sabem
    Ligia