Comam vegetais e deixem os carros em paz!

Um recente estudo cientifico é capaz de obrigar a Greenpeace e Quercus a mudarem o local dos seus protestos.

É que concluiu-se que durante um ano, uma vaca produz metano equivalente a 2600kg de CO2. Eu fiz umas contas complicadissimas (uma regra de 3 simples) e conclui que se eu fizer 30.000km num ano no meu Megane Diesel 1.5 dci, produzirei 3600kg de CO2. Mas como há mais vacas que carros, segundo contas da ONU, as vacas produzem 18% mais CO2 que os automóveis.

Para ajudar a Greenpeace e Quercus, hoje a noite vai ser churrasco de Clotilde!

8 comentários:

  • Anónimo says:
    16 de maio de 2008 às 21:19

    ah pois é! isto da febre do verde, CO2 e todas as tretas inerentes a paranóia do ambientalismo, estamos a pagar caro por isso, o automóvel é um menino a poluir perante muitas outras coisas que o comum dos mortais sonham, acho que deviam de aplicar uma taxa de CO2 as vacas como nos carros ;)

    A muita gentinha a ganhar a custa da nóia do verde, mas isto ainda vai acabar mal, muito mal. Como já dão cereais aos carros, vamos ter todos uns carro atléticos e musculados, cheio de fibras para um melhor funcionamento do aparelho digestivo dos mesmos!Os carros comem já o mesmo que nós, admirem-se da crise alimentar... adiante...

  • Anónimo says:
    17 de maio de 2008 às 10:43

    Gostava ainda de saber quem efectuou esse estudo...americanos? Humm...

    Não acreditem em tudo o que é conveniente pensar. E não culpem as vaquinhas que já estão cá muito antes dos carros. O equilíbrio da natureza foi violado, e agora é mais que óbvio que estamos a pagar por isso, nós e todos os outros seres vivos, directa ou indirectamente.

    Cumps

  • Nelson Cruz says:
    17 de maio de 2008 às 17:13

    É verdade que o metano é um gás de efeito de estufa muito mais poderoso que o CO2, apesar de naturalmente se acabar por decompôr na atmosfera. O "potêncial de efeito de estufa" é de 72 a 20 anos, e de 25 a 100anos (CO2 sempre = 1). E a concentração de metano na atmosfera tem aumentado em 1% ao ano pelo menos desde 1950.

    Cada vaca produz umas 200 gramas de metano por dia (ou 73toneladas/ano!).

    Já há quem esteja a tentar substituir as bactérias do estomago das vacas por outras espécies q produzem menos metano (creio que tiradas dos camelos), assim como produzir rações de mais fácil digestão.

    O melhor é comermos todos mais perú, frango e outras carnes para compensarmos as emissões dos bólides. :)

  • Zé Miguel says:
    17 de maio de 2008 às 20:09

    Pois, mas a verdade é que as vacas comem erva, que para crescer assimilou CO2, portanto a contribuição delas é zero! É que por este caminho que meçam os nossos gazes e façam as contas, se comêssemos todos feijão tínhamos GPL de borla para os nossos carros :D

  • Turbo-lento says:
    18 de maio de 2008 às 16:22

    Não é bem assim...as ervinhas absorvem co2 mas não tanto assim!As arvores fazem a maior parte desse trabalho.
    O que eu quero chamar a atenção, é que a poluição e aquecimento global não é culpa apenas dos automoveis. Mas infelizmente, temos imensos infelizes (que na idade média dariam optimos juizes da inquisição e das caças as bruxas) que meteram na cabeça que o carro é a pior praga que ha no mundo! Eles têm que focar para todas as fontes de problemas (incluido o traseiro das vacas...lol) e deixarem de perseguir apenas e só o carro.

  • Nelson Cruz says:
    20 de maio de 2008 às 16:20

    Ze, o problema não é o CO2, mas sim o metano produzido pelas vacas. Acaba por se decompôr em CO2 e água, mas isso demora 12 anos e entretanto contribui MUITO mais do que o CO2 para a acomulação de calor na atmosfera. Daí q as vacas sejam um grande problema, ao contrário de outros animais.

    Turbo-lento, curiosamente a maior parte do metano sai pela boca das vacas (arrotos) e não pelo traseiro. :)

    Os carros podem não ser a maior praga, mas a sua mecânica não deixa de ser das coisas mais ineficiêntes conhecidas. Apenas 6% da energia gasta resulta em movimento do carro. Menos de 1% para mover o condutor. Em 100 anos de evolução automóvel ainda estamos nestes níveis. (Pensa nisso quando estiveres a encher o depósito!)

    Fonte destes valores:
    http://www.ted.com/talks/view/id/51

    PS: No meu comentário anterior enganei-me. São 73kg de metano por ano e não toneladas. Mas há quem diga q são 125kg para vacas leiteiras de alto rendimento (9 mil litros), q equivalem aos tais 2600kg de CO2.

  • Anónimo says:
    21 de maio de 2008 às 19:49

    Bom post... Onde vamos armar o churrasco?

  • Jose Cardoso says:
    6 de maio de 2009 às 15:51

    "Comam vegetais e deixem os carros em paz?"
    A SOLUÇÃO ESTÁ NO TÍTULO E NINGUÉM PERCEBE!
    -> Deixar os carros em paz = deixar de andar de carro.
    -> Comer vegetais = leva com que deixem de existir algumas vacarias (Se o problema são as vacas....)

    Assim, na verdade o título é positivo: vamos comer vegetais e deixar de andar de carro!