Paciência de Chinês

Com o aproximar dos jogos olímpicos, o turbo-lento vem juntar-se as hostes dos defensores dos direitos humanos, protestando contra...os automóveis chineses.

Recentemente um colega contou-me uma história real que vou agora partilhar convosco.
Um fabricante de pasta de dentes fez um concurso entre os seus funcionários. O desafio era: como aumentar o consumo de pasta de dentes?
Dezenas de ideias apareceram. Quase todas envolvendo grandes despesas a nível de publicidade. Qual foi a ideia vencedora? Um engenheiro (tinha que ser...) propôs aumentar o diâmetro da rosca de saída em 1 mm, que não parece nada mas aumenta o consumo em 15% com um custo para a empresa de 0! Brilhante e simples em simultâneo.

Se há característica que admiro no ser humano é a sua capacidade de criar. A capacidade de resolver problemas, ultrapassar obstáculos e de inventar coisas novas. Sejam grandes pontes que desafiam a sanidade como os franceses fizeram ou uma pista de ski no meio do deserto no Dubai.


Mas encontrei uma excepção! Um povo neste planeta perfeitamente incapaz de 1 pensamento original. Estou a falar da China. E quem esteve atento nas aulas de história devem estar chamar-me nomes. "E então a bússola? E a Pólvora?"... pois, isso foi a séculos. Hoje isso perdeu-se. Eles esperam que alguém crie algo para poderem copiar de forma a maximizarem o lucro e tudo o resto que se lixe...incluindo quem comprar o produto!

Comecei a suspeitar disso quando vi uma reportagem na televisão de como os chineses tinham clonado uma cidade britânica inteira. Se bem que nesta ocasião tiveram o decoro de admitir que tinham copiado de uma cidade autentica. E pelo que vejo, vão clonar Veneza (espero que não metam água...;)]).
Mas agora eles passaram-se! Vejam. Disse Disneyland? Erro perfeitamente compreensível. Devia ter dito "Shijingshan Amusement Park", que não tem nada a haver com a Disneyland... no nome! Porque acreditando nas palavras do responsável do parque "aquilo não é o rato Mickey, é um gato com orelhas grandes!

E pensam"o que é que isso tem a haver com carros"?
Olhem bem para as fotos abaixo...Parecem familiares?



Mecanicamente como são? Bem, para exemplo, o clone do X5 (1ª foto para quem não apanhou a "semelhança") utiliza um sistema de suspensão de molas de laminas, o mesmo sistema de suspensão usado numa carroça de bois do século 15.


E ainda fica pior! Eles vêm aí!

Eles querem vender carros no mundo civilizado (leia-se Europa)!

Eu lembro-me da 1ª compra que fiz numa loja chinesa. Comprei 1 conjunto de 5 pontas de aparafusar para o meu berbequim. Nada de extraordinário. Cheguei a casa, fiz o buraco na parede, meti a bucha, apontei o parafuso à mão e, com a peça de aparafusar já montada, prossegui. O problema é que o parafuso não saiu do sítio e a ponta ficou completamente polida... tentei outra ponta do mesmo conjunto. Mesmo resultado. A liga metálica era tão fraca que simplesmente desfazia-se em pó! E isto com um parafuso que consegui apontar a mão.
Acabei por ir a uma drogaria, comprei 1 peça igual mas de marca Black'nd Decker que me custou o mesmo que o conjunto das 5 "made-in China" mas que ainda uso passados 5 anos.
Querem ver o mesmo principio aplicado a um carro "made-in-China"? Vejam bem o que acontece no crash-test da ADAC alemã com um Landwind.

Curiosamente, este carro é, na verdade, o 1º Opel Frontera. Quando a Opel desistiu de fazer jipes (nem sequer deviam ter tentado), venderam a maquinaria aos chineses para o produzirem sob a marca que quiserem. Mas se forem ao NCAP podem ver que o mesmo Frontera produzido pela Opel não se portava tão mal nos testes como este feito pelos chineses.

Recentemente, o NCAP fez um crash-test a outro carro chinês que vem a caminho da Europa, o BS (curiosamente, em Inglês: "BS"="Bullshit"). Este feito 100% na China...menos a frente do carro que é de um Lancia e a traseira de um Mazda...

O preocupante é que demonstram total e completo desprezo pela vida humana. Eles querem vender carros, mas não estão nada preocupados em matar a clientela!

Proponho o seguinte desafio. Vou colocar abaixo ligações para vários artigos sobre incidentes recentes envolvendo produtos Chineses. Leiam, e no final respondam a uma pergunta que vou colocar.
Depois de ler estes artigos, diga: comprava um automóvel fabricado por estas pessoas? Bem me parecia...

3 comentários:

  • Anónimo says:
    2 de maio de 2008 às 20:24

    Eu nunca que hei-de comprar um carro chinês, mas o que me intriga mais é como é que eles podem vender carros nestas condições!

  • Anónimo says:
    2 de maio de 2008 às 21:26

    Os carros chineses para serem vendidos na europa tem de se encontrarem sob as rigidas normas europeias, por isso, penso eu que nemhum até a data foi aprovado. Se vier a ser aprovado, os chineses tem muito ainda que se esforçarem-se para tal. Quem os compra, é certamente pelo seu valor, muito abaixo em relação a concorrência, se é que existe. Não atendendo a mais nada de importante ou não que o carro possa ter. O barato sai caro, se não for pela carteira, é pela vida...

  • P. Cação says:
    3 de maio de 2008 às 11:10

    Comprar um carro daqueles é como comprar o caixão...
    Quanto á Shijingshan Amusement Park se eu fosse lá acho tinha aquela sensação como a que todos nos temos ao entrar numa loja dos chineses de cá... tudo plástico, imitações e báráto :S