[update EuroNCAP]Novo Peugeot 508 apresentado

Este é o novo Peugeot 508 a nova geração que terá a dura tarefa de sobreviver num segmento cada vez mais espremido pelos SUVs e dominado pelos alemães - e para dar uma chance a esta nova geração a Peugeot seguiu aquela velha máxima do "se não consegues vencê-los, faz diferente".
A principal diferença é que a Peugeot foi para o formato dos "coupés de 4 portas" mas na verdade é um "coupé de 5 portas" - notem lá as portas sem enquadramento dos vidros. 

Definitivamente não o vai confundir com o modelo atual. É mais pequeno em 80 milímetros que o modelo anterior e com apenas 1.4 metros de altura é basicamente da mesma altura que um Audi A5 Sportback - que juntamente com o Volkswagen Arteon, são as referencias da Peugeot para esta nova geração.
Gosto da audácia das luzes diurnas que descem que nem dentes afiados (se bem que a Renault é capaz de não achar muita piada - próximo demais do Talisman) e daquele painel traseiro - é espectacular.
No interior a revolução e demanda pela imagem dinâmica continua - adeus o classicismo da geração anterior e temos um tablier inspirado no do concept car Exalt de 2014 com uns toques do 3008/5008 e como seria de esperar mantém o Peugeot i-Cockpit.


A nível de tecnologias recebe visão nocturna, cruise-control ativo com gestão de filas de transito, suspensão pilotada e outras novidades. Sendo baseado na plataforma EMP2 e sendo mais pequeno e baixo espera-se uma redução de peso - mas a Peugeot não confirma. O que confirma é que dedicou muito trabalho a melhorar a rigidez do chassis que permitira um melhor comportamento - basicamente voltaram à mesma receita vencedora do 405.


Debaixo do capot vamos ter, a gasolina o já conhecido 1.6 litros THP com 180 ou 225 cavalos. A diesel teremos o 1.5 BlueHDi com 130 cavalos e o 2.0 BlueHDi com 160 ou 180 cavalos. A tração será dianteira via de série, em quase todos os modelos, pela caixa automática EAT8 - o 1.5 BlueHDi 130 terá de série uma caixa manual.

No salão de Paris deverá chegar a versão carrinha e no final de 2019 chegará a versão híbrida plug-in combinando o 1.6 litros THP de 180 cavalos a gasolina com um motor eléctrico de 80kW - mas não é a mesma do novo DS7 Crossback: o novo 508 híbrido será só de tração dianteira enquanto no DS7 o motor eléctrico está no eixo traseiro permitindo tração integral.


update 06-12-2018

0 comentários: