"Design que funciona" segundo Giorgetto Giugiaro

O nome Giorgetto Giugiaro é um dos incontornáveis do mundo automóvel (e não só) tendo criado muitos dos mais marcantes designs automóveis da atualidade. Nesta curta série de vídeos Giugiaro aborda alguns dos seus favoritos - as descrições são tiradas do nosso artigo "os automóveis mais importantes de sempre" que já abordou estes modelos.

"The Design That Works ep. 1 - Lancia Megagamma"
Se nunca ouviram falar deste Lancia Megagamma é porque não chegou a ser produzido, mas estão a olhar para a primeira mono-volume (como as conhecemos). E novamente temos o trabalho de Giorgetto Giugiaro neste post que prova ser capaz de tanto fazer super-carros de cortar a respiração como automóveis populares. Este concept foi apresentado em 1978 foi o primeiro a mostrar como a maior altura permitia diferentes ângulos dos assentos e melhor acomodação e espaço em automóveis pequenos. Infelizmente a Lancia não quis arriscar e não avançou com este Megagamma mas se olharmos com atenção, parece muito um Fiat Uno (1ª geração) aumentado. Só mais tarde surgiram as monovolumes como a Renault Espace que trouxeram este conceito para a estrada tendo nascido um formato muito popular.



"The Design That Works ep. 2 - os Alfas de Giugiaro (1959 a 1969)"
Alfa Romeo é uma marca mítica em todo o mundo, graças não só ao seu comportamento como magníficos designs cortesia de Gandini, Bertone, Zagato e claro Giorgetto Giugiaro. Começou quando ainda estava na Bertone e continuou a colaborar com a marca já na sua empresa, a Italdesign Giugiaro. Este video diz respeito ao período entre 1959 e 1969.



"The Design That Works ep. 3 - os Alfas de Giugiaro (1969 a 2004)"
Alfa Romeo é uma marca mítica em todo o mundo, graças não só ao seu comportamento como magníficos designs cortesia de Gandini, Bertone, Zagato e claro Giorgetto Giugiaro. Começou quando ainda estava na Bertone e continuou a colaborar com a marca já na sua empresa, a Italdesign Giugiaro. Este video diz respeito ao período entre 1969 e 2004, que inclui nomes como Alfasud e Brera.



"The Design That Works ep. 4 - BMW M1"
Em 1975 a BMW decidiu que a melhor forma para ganhar os seus galões seria participar no grupo 4/5 , principalmente porque a colocaria frente-a-frente com a Porsche. A divisão Motorsport decidiu-se por um automóvel de motor central desenvolvido de raiz, o que obrigaria a construir 400 unidades para homologação. Ora para conseguir participar na competição teriam que terminar as 400 unidades em 1978 e as linhas de produção da BMW não conseguiam lidar com isto, daí que decidiram subcontratar a construção. Ops! Enquanto Giugiaro terminava a carroçaria, a BMW escolheu a Lamborghini para o construir. Infelizmente a Lamborghini era incapaz de cumprir os requisitos de qualidade dos alemães (e estava quase a fechar portas) e ainda tiveram que redesenhar a cabeça do motor o que resultou em não conseguirem homologar o M1 no grupo 4. Toda a produção acabou por ser feita pela Italdesign e sem competição em que participar, a BMW criou o troféu mono-marca ProCar em 1979 para dar um objectivo ao M1. Infelizmente, mesmo sendo melhor que muitos super-carros da época a BMW apenas consegui vender cerca de 450 unidades do M1, o que o tornou num objecto de culto.



"The Design That Works ep. 4 - Golf"
Durante os anos 60 e 70 a Volkswagen não conseguia conquistar clientes para novos produtos ou substituir o Carocha nos corações dos fãs da Volkswagen. Tentaram com o Variant e o K70 mas as vendas foram no mínimo modestas. Dai que a Volkswagen concluiu que para avançar era necessário alguém de fora da Volkswagen e contratou Giorgetto Giugiaro. Este tinha acabado de terminar com grande sucesso o desenvolvimento do Alfasud para a Alfa Romeo provando que conseguia lidar tão bem os automóveis compactos de produção em massa como criava super-carros. Consultoria externa não é novidade mas esta tem um novo pormenor - Giugiaro teve a colaboração de Aldo Mantovani que era um engenheiro de estruturas e design de produção. Juntos entregaram a Volkswagen não só o design interior e exterior, mas também o design de toda a "ferramenta de produção" (máquinas, etc) e todo o calendário de produção. Nasceu o Volkswagen Golf. Cortanto completamente com Carocha, o Golf foi um sucesso imediato libertando de uma só vez a Volkswagen do "peso" do Carocha e iniciou o seu caminho para se tornar um dos maiores (e muito provavelmente o maior dentro de pouco tempo) construtor automóvel do mundo. O Golf foi sendo modernizado ao longo do tempo mas enquanto se reinventava mantinha-se ao mesmo tempo fiel ao design original.

0 comentários: