[update]50 anos de Star Trek

Festejam-se os 50 anos da estreia da série Star Trek que inspirou milhares à exploração do espaço e um dos períodos dourados da história humana - sim, a corrida a Lua era principalmente de motivação bélica mas uniu o mundo. Aproveito para recordar o primeiro veiculo automóvel que deixou o planeta Terra: o NASA Lunar Roving Vehicle.
Já que os americanos foram os primeiros a chegar à Lua, eles teriam que conduzir na Lua. A ideia veio mesmo do pai do programa espacial americano Wernher Von Braun quando disse "Don´t Worry about getting to the moon - I will get you there. It's what you do when you get there that´s important. You'll probably be driving a car on the moon". 

E foi um dos mais raros (apenas foram fabricados 4) e mais caros (o contrato para o design e fabrico foi de 19.6 milhões e cada minuto de condução estava estimado em 60.000 dolares - isto nos anos 70). Construido totalmente em alumínio, o Lunar Roving Vehicle (LRV) da Nasa tinha um chassis articulado com direção em ambos os eixos e os pneus eram de aço e titânio. Era claro elétrico e ao inves de um volante tinha um joystick e o primeiro chegou à Lua com no dia 31 de Julho de 1971. Curiosamente, também é o único automóvel a ter um acidente na Lua quando um dos para-lamas se soltou levantando uma grande nuvem de pó e tiveram que parar para o reparar...com fita gomada.

update 22-06-2021

0 comentários: