[update PREÇO]Citroen E-Mehari apresentado

A Citroen acaba de apresentar uma versão moderna do ícone que foi o Citroen Mehari (a minha mãe teve um!!!) mas eletrico e que deverá chegar já em 2016. 

O E-Mehari mantém o mesmo design simples, quadradão e plástico do Mehari, com 3,810 metros de comprimento, 1,650 metros de altura e 1,870 metros de largura. A suspensão é elevada para permitir algum acesso fora da estrada e o interior é de materiais a prova de água - ou sejam quando for altura de lavar basta abrir a mangueira. O tejadilho pode ser dobrado para a mala, mas não há detalhes sobre se há janelas ou são amovíveis como no Mehari ou no Twizy.é composto por 2 painéis amoviveis e o resto é tapado por painéis plásticos tal como o Mehari original

Se o design parece familiar é porque é baseado no Bollore Bluesummer que também é fabricado pela PSA em Rennes. Recebe também a mecânica do Bolore que debita 35 kW com um pico 50 kW em kickdown atingindo uma velocidade máxima de 110km\h e uma autonomia (calculada) de 200kmde 200 km em cidade e 100 km em extra-urbano. A bateria de 30Kwh é também da Bolore e demora 8 horas a carregar numa tomada domestica de 16A ou 13 numa de 10A.
Vendas em França arrancam na primavera de 2016 e em seguida no resto da Europa.

update 09-12-2015
Outra particularidade das baterias da Bolloré é que estas têm de estar sempre ligadas à corrente quando não estão a ser usadas para manter a temperatura de funcionamento - neste e-Mehari a Citroen inclui um modo de pausa que permite ter o carro desligado da corrente quando não usado durante longos períodos de tempo. Só um problema: quando quiser voltar a usa-lo têm que o manter ligado durante 4 horas para a bateria atingir a temperatura de funcionamento. Não há detalhes oficiais sobre o preço (só deve ser comunicado em Março de 2016 quando arrancarem as vendas) e além do custo do veiculo terá que pagar um aluguer da bateria.





update 15-03-2016
A Citroen anunciou quanto vai custar em França o e-Mehari e infelizmente não são boas noticias: 25.000 euros ao que ainda tem que acrescentar o aluguer da bateria que tem que contratualizar com a Bolloré. Em França ainda recebe ajuda do estado para automóveis elétricos no valor de 6.300 euros mas mesmo assim é muito para uma versão moderna do Mehari. Por um pouco mais consegue-se um Renault Zoe bastante mais aborrecido certo mas muito mais prático e utilizável.

1 comentários:

  • hugo espanhol says:
    16 de março de 2016 às 20:26

    25.000??P nem que tivesse o euromilhões - percebo o conceito, mas não justifica o valor pretendido.

"