Smart no Salão Automovel de Paris 2014

A Mercedes não desiste da Smart e depois de muito trabalho em equipa com a Renault trás ao salão de Paris os novos Smart ForTwo e ForFour - aviso: mais um daqueles automóveis que fica melhor ao vivo que em fotos.
 
Ambos Fortwo e Forfour partilham a mesma plataforma com o motor atrás - basicamente o ForTwo é a versão curta do ForFour, até o interior é igual - acrescentaram mais uns centímetros entre as rodas, colocaram um banco atrás e 2 portas (que abriam num ângulo incrível).
 

 
Sinceramente falando, 4 adultos estariam à vontade lá dentro - um piscar de olho as pequenas famílias citadinas sem dúvida. Mas a minha grande pergunta era - quanto do Twingo, com o qual partilhou o desenvolvimento, está no novo Smart? Bem, nada que se possa ver.

 
Sim, mecânicamente são semelhantes, mas os Smart têm painéis exteriores diferentes, interiores completamente diferentes (excepto a manete de velocidades que é claramente Renault) e acertos de suspensão e mecânicos específicos - é um automovel bastante diferente. Mas mantendo a manobrabilidade espetacular - o Fortwo tem uma brecagem de 6,95 metros e o 7,30 metros.


 
Mantêm o caracteristico esquema de dupla cor na carroçaria e junta detalhes dos últimos concepts FourJoy e Forstars como a nova grelha, farois dianteiros e traseiro, logótipo maior e frente mais levantada. As traseiras são diferentes, com o ForTwo a manter a mala a abrir em 2 partes enquanto o ForTwo recebe uma mala de peça única mas de abertura baixa.
 
No interior a grande novidade é a despedida da pior caixa de sempre, agora podemos ter uma manual de 5 velocidades ou uma DSG de 6 velocidades com selectores no volante (evolução da caixa do Classe A\B) em ambos Fortwo e Forfour. Os plasticos são agradveis ao toque e o designe está muito bem conseguido, mais jovial e arejado - menos carregado que o Twingo.


 

2 comentários:

  • Pedro Fernandes says:
    5 de novembro de 2014 às 21:11

    Tem sim!
    A alavanca de velocidades não engana ninguem.

  • Turbo-lento says:
    6 de novembro de 2014 às 09:28

    Por acaso, acabaste de encontrar (e que me escapou) o unico elemento Renault no interior da Renault - aquela manete de velocidades é claramente Renault.