[videos]Novo Volvo XC90

Encontrei alguns vídeos do novo Volvo XC90, particularmente um que detalha o funcionamento do novo sistema multimédia que é muito interessante.


Post original 27-08-2014
Eis o novo Volvo XC90, oficialmente apresentado depois de uma das campanhas mais dolorosas de teasing - o automóvel novo mais antigo da actualidade (apresentado em 2002) tira enfim a sua reforma dando o lugar a um modelo completamente novo. Após anos de desenvolvimento trás também a nova plataforma modular Scalable Product Architecture (SPA) e nova família de motores Drive-E que iram servir de base a todos os futuros modelos da marca. E é impossível parar de repetir a palavra "mais" - mais espaço, mais tecnologia, mais segurança, mais belo, mais tamanho (ok, a palavra é maior).

 
Este novo Volvo XC90 é um pouco como a mobília do Ikea - os suecos têm 6 meses de inverno e passam a maior parte do tempo fechado em casa. Alguns criam mobília inteligente, outros um automóvel. É o tiro de partida para um novo capitulo da Volvo que corta completamente com o passado da Ford.
 
A nível de designe exterior o novo XC90 é o condensar de 3 concepts de Thomas Ingenlath já apresentados. Sobressai a nova assinatura luminosa com os faróis divididos por uma linha de LEDs, uma grande grelha vertical com o celebre logo Volvo actualizado e vias alargadas para criar um aspecto tipo costas largas. A Volvo pretende agradar a gregos e troianos endinheirados oferecendo 2 packs exteriores: "Urban Luxury" e "Rugged Luxury".

 
 
No interior o grande ecrã táctil vertical de grande dimensão domina. Oferece um novo sistema de navegação cloud fornecido pela Ericsson, acesso a radio via internet, streaming de musica e outras aplicações. Em alternativa pode usar o Apple CarPlay ou Android Auto para aceder ao seu smartphone.
 
É também outra escolha inteligente da Volvo - ao colocar todos os botões e interruptores que teriam de pôr no tablier (como a regulação dos bancos, rádio, etc) neste sistema multimédia simplificaram toda a arquitectura eléctrica do XC90. Poderá ser usado em qualquer automóvel baseado no SPA e facilmente actualizavel.

 
Mas principalmente e este sistema reduz o número de botões no habitáculo tornando-o num ambiente simples mas agradavel. Zen mesmo.






E ruidoso se for para o sistema áudio Bowers & Wilkins com um amplificador de 1.400 watts, 19 colunas com subwoofers ventilados e integrados no chassis o que torna o interior num grande subwoofer. O que é bom porque assim não tem que meter um na mala...acho eu. Mesmo assim, muitas vendas vão ser feitas só com base neste interior...
 
Ao contrario do exterior, tudo fica mais pequeno debaixo do capot do novo XC90 - se antes podia ter um V8 Yamaha na primeira geração, nesta todos os motores têm 2 litros e 4 cilindros - nem mais, nem menos.
 
É uma opção inteligente - ao usar sempre o mesmo bloco e apenas variar o uso de turbos e/ou compressores a Volvo criou um compartimento de motor único que pode ser usado numa série de outros modelos baseado no SPA sem alteração. A versão T6 a gasolina recebe turbo e compressor para desenvolver 320 cavalos de potência e 420 Nm de binário. A versão de topo T8 usa o mesmo motor mas acrescenta um motor eléctrico de 80 cavalos no eixo traseiro para um total de 400 cavalos e um sistema plug-in para permitir baixos consumos - Volvo anuncia pouco mais de 3l/100km.
 
Temos depois o T5 com 254 cavalos e 350 Nm de binário e os 2 diesel - o D4 com 190 cavalos e 400 Nm de binário e o D5 com 225 cavalos e 470 Nm de binário.
 
Sendo Volvo, a carta da segurança não pode ser ignorada - acima de tudo, evitar os acidentes. Nos engarrafamentos é capaz de controlar a condução de forma semi-autónoma e o sistema City Safety foi melhorado sendo agora capaz de detectar (seja dia ou noite) automóveis, ciclistas e peões e imobilizar o automóvel se detectar um acidente iminente, mesmo sem ser de frente. Trás também um sistema que detecta saídas acidentais da estrada para proteger os passageiros das forças verticais que podem causar danos na coluna.






Olhar para trás, antes de avançar...
Antes de terminar, e quanto mais penso no primeiro XC90 questiono-me se não merece um lugar na nossa lista dos automóveis mais importantes de sempre - é que mudou a imagem da Volvo permitindo-a sobreviver e ao mesmo tempo continuar igual a sí própria, algo muito difícil no mundo automóvel moderno. A Volvo passou por muito ao longo dos anos e o longo dos anos tentou, sem sucesso, quebrar com imagem criada de serem "apenas uma caixa para transportar airbags" como disse Richard Hammond.
 
E aí entra o primeiro Volvo XC90 - tinha o aspecto ombros largos de um Volvo, os faróis traseiros de um volvo, a solidez de um Volvo (lembro-me de ver um vídeo de uma pequena avioneta acertar num XC90 e o condutor saiu ileso), espaço para a família de um Volvo (tinha 7 lugares de série quando os outros só ofereciam 5) mas conseguia combinar isso tudo com o formato SUV que se começava a tornar muito popular na altura, especialmente nos EUA. Da mesma forma que o Toyota GT86 cortou com o antigo designe sem sal da Toyota, o 1º XC90 Conseguiu cortar com o cubismo associado ao nome Volvo mas sem perder a sua identidade. O Volvo XC90 durou tanto tempo porque fazia a sua função muito bem - se pensar-mos em crossovers, muitos dos modelos da altura já vão na sua segunda geração (refiro-me aos X5, Classe M, Qashqai, Discovery...) mas o XC90 tornou-se na referencia e continua a vender.
 
Mas também é verdade que por mais bem desenhado e desenvolvido que este novo XC90 seja a verdade é que oferta no segmento é muita (temos os Audi Q5 e Q7, Porsche Macan e Cayenne, BMW X3 e X5, o Maserati Levante e o Jaguar SUV) e a verdade é que a Volvo esperou tempo demais (vendas só arrancam no início de 2015 portanto 13 anos) e muitos clientes transitaram para outras marcas. Este novo XC90 aponta também a um segmento premium e isso poderá afastar alguns dos compradores leais da marca.
 
Resumindo, sim é muito belo e eu sei que se a minha cara-metade vir estas imagens estou lixado, mas a Volvo tem uma verdadeira montanha para escalar e será que este novo XC90 consegue subi-la?Entregas do novo XC90 começam em Abril/Maio 2015.


Post original de 14/08/2104
E agora são os faróis...sim, apesar dos meus constantes pedidos para que acabem com este teasing irritante a Volvo lá continua a pingar detalhes. Como se diz em Sueco "o que é demais parece mal?" Tal como nos últimos concepts Volvo os faróis estão divididos por um T, e será essa a assinatura luminosa do novo XC90. Dá para ver um pouco da grelha também.


Post original de 29/07/2104
A Volvo continua a exasperante campanha de teasing do novo Volvo XC90 - tendo em conta que este já conta com 12 anos de vida seria de prever que apresentassem o novo modelo sem demora...mas não - agora divulgou os sistemas electrónicos que vão tentar mantê-lo a sí, condutor do futuro XC90, de sarilhos.
 
Safe Positioning - este sistema serve para detectar se o XC90 deixou a estrada acidentalmente e se assim for aperta todos os cintos de segurança e se houver um impacto os assentos têm zonas especiais de absorção de energia para reduzir as forças verticais para reduzir danos na coluna vertebral. Só uma pergunta - sendo o XC90 um SUV como é que irá detectar saídas acidentais da estrada das intencionais?
O Safe Positioning trabalha em conjunto com o Lane Keeping para manter o carro na faixa de rodagem e o Driver Alert Control mandará vir consigo quando começar a bocejar.
 
E se a Volvo introduziu o sistema de travagem autónoma de emergência leva agora o sistema ainda mais longe ao ser capaz de detectar automóveis de outros ângulos e aplicar os travões se necessário.


Post original de 09-07-2014
A Volvo continua a "pingar" detalhes do novo Volvo XC90 (tendo em conta que o actual já tem 12 anos provavelmente seria melhor apresentá-lo logo mas enfim...só em Agosto devemos ter apresentação total) e desta vez temos detalhes sobre o que podemos encontrar debaixo do capot - tudo 4 cilindros Drive-E modulares que devemos em breve ver em toda a gama Volvo.
A grande novidade é a presença de uma versão T8 híbrida plug-in que associa um motor a gasolina turbo e compressor de 4 cilindros 2 litros (que acciona o eixo dianteiro) com um motor eléctrico de 80 cavalos (que acciona o eixo traseiro) para desenvolver um total de 400 cavalos e 640 Nm de binário no total. A bateria ira permitir, segundo a Volvo, uma autonomia 100% eléctrica de 40 quilómetros. Este sistema permitirá um sistema de tracção integral, e todas as restantes versões vão ser apenas de tracção dianteira.

O mesmo motor estará presente na versão T6 com 320 cavalos e 420 Nm e na versão T5 com 254 cavalos e 350 Nm de binário, mas ambas sem o motor eléctrico. A diesel vamos ter o D4 com 190 cavalos e 400 Nm de binário (consumos médios anunciados de 5l/100 km e o D5 (mesmo motor de 2 litros mas com 2 turbos) que desenvolve 225 cavalos e 470 Nm de binário (consumos médios anunciados de 6 l/100 km).

Este XC90 vai estrear também a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture - que permite ter a motorização híbrida sem prejudicar o espaço interior) antes de chegar ao resto da gama.


Post original de 09-06-2014
A Volvo publicou um vídeo do sistema de multimédia em acção. A maior parte é uma "fantasia informática" mas dá para ver alguns detalhes intéressantes.

Post original de 30-05-2014
Enfim, o automóvel novo mais antigo da actualidade vai enfim ser substituído: ao fim de 12 anos vem aí o novo Volvo XC90.

 
Para já a Volvo apenas apresentou o interior e o tablier - em que sobressai o ecrã vertical muito Tesla Model S. Engraçado que até agora os ecrãs eram sobre o deitado/comprido, agora vão começar a ser ao alto? Todas as funções do automóvel vão estar lá presentes.
 
O designe interior é de muito bom gosto com couro e madeira, gosto do volante a 2 tons e até aquela manete da caixa de velocidades automática. Aprecio que tal como a geração actual terá 7 lugares se bem que agora parecem 7 lugares confortáveis não 5 lugares mais 2 de desenrascar.

0 comentários: