Vendas na Europa sobem 5.5% em Setembro - recuperação chegou?

As vendas de automóveis novos na Europa subiram 5.5% em Setembro, principalmente graças a uma aumento no Reino Unido, mas que pode sinalizar o anunciado estabilizar das vendas na Europa. Mesmo assim, as vendas automóveis na Europa devem atingir em 2013 o valor mais baixo das ultimas 2 décadas.
 
Parece (e não consigo deixar de sublinhar a palavra "parece") que os 18 meses de recessão na Europa tenha chegado ao fim, com os 17 países do Euro a apresentarem subida do seu Produto Interno Bruto. Na Alemanha a confiança dos investidores atingiu este mês o valor mais alto nos últimos 3 anos e a confiança dos consumidores no Reino Unido o mais alto dos últimos 6 anos.
 
Ou seja, subiu em Agosto e agora novamente em Setembro - parece que os vários CEO's no Salão de Frankfurt podem ter razão, isto dependendo de quanto deste aumento são vendas reais ao consumidor e não vendas a concessionários ou resultantes de avultados descontos.
 
Não esquecer que o maior crescimento veio de Espanha (subiu 29%) devido a um incentivo ao abate de 2.000 euros. Mesmo assim os números de Setembro são interessantes - o grupo Volkswagen subiu 6% (VW +2%, Audi +3%, Skoda +17% e Seat +15.5%), a Renault subiu 22% (a Dacia subiu 40% e a Renault 17%), a Opel subiu 5.5% e +5% da Chevrolet. Hyundai e BMW subiram 6%, Mercedes subiu 14%, Volvo subiu 13% e a Jaguar-Land Rover subiu 10.5%.
No vermelho temos a Smart que caiu 2.5%, a PSA/Peugeot-Citroen caiu 3% e o grupo Fiat caiu 3%.
 
E aproveito para dar os parabéns à Maserati - é que no há pouco tempo anunciaram que pretendiam vender 50.000 unidades no mundo até 2015, algo achei muito otimista para um construtor que vendia cerca de 6.400 unidades por ano. Pois terei muito provavelmente que engolir as minhas palavras (e por boas razões nunca me importo de o fazer) é que até Setembro venderam/encomendas fechadas 22.500 unidades entre o Quattroporte e o Ghibli, e ainda falta chegar o SUV Levante que chega em 2015.

0 comentários: