Tivemos as foto-espia do novo Mini e temos agora o concept que anuncia o modelo final. Este é o Mini Vision Concept, o concept que anuncia o Mini 3 - claro que sendo um produto BMW tirem a placa "concept" e alguns detalhes menores e temos o próximo Mini.
Este foi apresentado apenas por imagens sintéticas e não um modelo real, ficando no ar se no salão de Frankfurt vai estar o modelo real do concept ou o verdadeiro Mini 3.
O design do Mini 3 vai manter as linhas das 2 anteriores gerações, mas vai ser mais comprido, mais largo e a linha de vidros sobe. Os faróis dianteiros mantêm a assinatura conhecida mas mais inclinados e uma grande grelha dianteira que inclui a matricula.
Os faróis incluem um aro iluminado no interior muito ao estilo dos "Angel eyes" da BMW que fazem o artificio de luzes diurnas.
Atrás temos faróis e para-choques traseiros maiores com ponteira dupla central como no Cooper S.
O interior pode parecer um pouco fantasia e até confuso - já que o Vision tem o conjunto de instrumentos centrais como todos os Mini's mas protótipos avistados tinham um velocímetro à frente do volante.
O mais certo é que o velocímetro e conta-rotações migrem para a frente do condutor e o ecrã central fique apenas para o sistema multimédia.
A fantasia deste concept continua na consola central, os assentos tipo lounge e fitas elásticas para segurar objectos no interior e o "Driving Experience Control".
Uma caracteristica que possivelmente vai chegar ao modelo final é o "Driving Experience Control" que altera o esquema de cores e aspecto do interior do automóvel para melhor se encaixar no humor do condutor. Curiosamente não é propriamente novidade: o Peugeot 208 já tinha algo chamado "mood light".
Debaixo do capot vão estar motores 3 cilindros gasolina e diesel, com apenas o Cooper S a receber um 4 cilindros turbo de 2 litros a gasolina - esta versão vai ser também a única a ter a entrada de ar (falsa) no capot. O Mini 3 utiliza a plataforma modular da BMW para automóveis de tração dianteira.
Algo que duvido chegue à produção em série é o material compósito usado na carroçaria que é novo e leve: denominado "organo metal" é (supostamente) muito flexível e resistente obtido pela prensagem de várias fibras com uma textura tipo tecido. É algo de interessante e provavelmente uma realidade em breve - carroçarias em composítos mais leves, resistentes e fáceis de trocar. Mas duvido que seja já...
0 comentários:
Enviar um comentário