Trivialidades de 4 rodas

Edição "Respirar fundo"

Quem esteve atento às aulas de química na escola sabe que um combustível sozinho é inútil - não arde e liberta a sua energia a não ser que adicionemos oxigênio, muito oxigênio - cerca 9.000 vezes mais volume de ar relativamente a gasolina. Os nossos pulmões consomem 6 litros de ar fresco por minuto mas o seu automóvel precisa de mais. Eis algumas referências:

Ciclista - 25 litros de ar por minuto

Scooter - 75 litros por minuto

Citroen C3 - 3.000 litros por minuto

Bugatti Veyron - 12.000 litros por minuto

Formula 1 - 18.000 litros por minuto

Ao apertar o acelerador esta a abrir uma válvula que deixa entrar mais ar para o motor, aumentando também quanto combustível entra no motor. Com mais ar e combustível a entrar no motor, as explosões nos cilindros tornam-se mais frequentes, os pistões aceleram o movimento para cima e para baixo e o automóvel anda mais depressa. E ficamos todos felizes.

Nos motores aspirados os motores maiores tinham mais potência porque contêm mais ar e combustível, mas é possível aumentar a potencia em motores de baixa capacidade ao comprimir mais moléculas de ar nos cilindros graças aos turbos e compressores - explosões maiores e logo mais potência.

0 comentários: