Renault Zoé - onde ligar?

Sinceramente os automóveis eléctricos não têm a vida facilitada - estava bastante curioso com o novo Renault Zoe que é o primeiro citadino feito de raiz para ser eléctrico, ou seja, o ambiente perfeito para um eléctrico e não uma adaptação. Mas um balde de água fria acabou de cair - ao contrario dos Fluence, Twizy e Kangoo eléctricos, o Zoe não pode ser carregado directamente da tomada normal lá de casa, mesmo em caso de emergência.
Estava previsto um adaptador que permiti-se a recarga do ZOE na tomada que todos temos em casa, mas a Renault resolveu desistir desta ideia e não haverá outra forma de carregar o ZOE a não ser pela Wallbox que precisa de uma tomada de 16A (amperes). E porque é que a Renault fez esta escolha? É que o ZOE vem com um carregador interno chamado "Caméléon" que permite fazer uma recarga rápida com esta wallbox relativamente acessível no mesmo tempo que demora num dos pontos de carga rápida que são muito mais potentes e dispendiosos. Mas há um reverso da medalha - se fosse necessário recarregar numa tomada normal, este sistema demoraria...preparem-se...20 horas!! A sério! Como demora tanto a Renault resolveu simplesmente não permitir essa possibilidade.
Já sabemos que não podemos ir visitar um amigo e pedir-lhe um bocadinho de electricidade. Esta Wallbox acrescenta 1.000 euros ao preço do automóvel e ainda temos que instalar a linha de 16A. O que até é pena porque o ZOE anuncia uma autonomia real de 150 km (a estimada pelo circuito de homologação é de 200 quilómetros) mas testes realistas dizem que 150 km são possíveis na "vida real". 150 km na cidade é mais do que suficiente, mas agora há mais um problema no caminho..

0 comentários: