BMW e Toyota assinam parceria

Parcerias parecem ser a palavra do dia, partilha dos custos de desenvolvimento e de produção - e a mais recente é a da BMW e Toyota. Anunciada em Junho 2012 eis enfim os detalhes - resumidamente, acordo para desenvolvimento conjunto de tecnologia de células de combustível, arquitetura e componentes para um desportivo, tecnologia de redução de peso e bateria de ar-lítio. Vamos por partes:

-Células de combustível: ambas Toyota e BMW acreditam que será esta a tecnologia de emissões zero que vai substituir o motor clássico. Vão ambas partilhar o conhecimento e tecnologia que já têm em carteira com o objectivo de produção em série apartir de 2020.

-Veiculo desportivo: plataforma e componentes O sucesso do Toyota GT86 (voltou) a demonstrar que o prazer de condução é ainda um factor de venda importante, e com base neste resultado ambas as marcas concordaram em estudar uma plataforma conjunta para um desportivo "médio" até ao fim de 2013, que inclua a partilha de tecnologia de ambas as marcas e com o objectivo de maximizar o prazer da condução. O que fica no ar é se estamos a falar de um futuro Toyota (Supra em sabe mas duvido) ou de um Lexus, e o que ambas as marcas entendem por "médio".

-Tecnologia de redução de peso: numa era de redução de consumos e emissões, e com ambas as marcas a apostar no prazer da condução, o peso a mais é o inimigo a abater. Este acordo inclui o desenvolvimento conjunto de tecnologias de baixo peso para a construção de automóveis - seja para desportivos seja para produção em larga escala.

-Tecnologia de Lítio-ar As baterias de lítio já oferecem uma potencia substancial, mas mesmo assim ainda são muito limitadas. Uma tecnologia que promete expandir a capacidade das baterias de lítio é tecnologia de Lítio-ar e muitas empresas estão a estudar esta tecnologia que até agora tem sido muito complicada de desenvolver e quem chegar à receita mágica primeiro domina o mercado. Ambas Toyota e BMW vão agora desenvolver conjuntamente esta tecnologia.

0 comentários: