Trivialidades de 4 rodas

Curiosamente, é a 2ª vez que cito este senhor num post das Trivialidades de 4 rodas. Li uma entrevista ao recordista dos quilômetros atrás do volante Irv Gordon na qual ele dá as suas 10 dicas para que um automóvel sobreviva 1 milhão de quilômetros.
Apesar de poucos pretenderem fazer tantos quilômetros como Irv, a verdade é que são acima de tudo conselhos em como preservar o seu automóvel.

1) Compre um automóvel que goste - afinal se vai percorrer 1.000.000 de quilômetros a uma média de 80km\h isso significa que vai passar 12.500 horas atrás do volante. Se escolher um automóvel que não gosta não vai muito longe.
2) Mude o óleo regularmente - prolonga a vida do seu motor.
3) Use peças de origem. As pessoas que constroem o seu carro testam uma grande variedade de configurações para escolherem a melhor peça. Podem ser mais caras mas são mais compatíveis com o seu automóvel, logo consigo.
4) Escolha uma marca de óleo e mantenha-a. Assim assegura qualidade uniforme e evita surpresas.
5) Perca alguns minutos debaixo do capot - qualquer pessoa sabe (ou aprende) a verificar os vários níveis ou controlar estado de correias.
6) Lave o seu automóvel, particularmente o fundo do carro à mangueirada. Lavar o carro permite identificar mossas ou riscos que possam abrir ferrugem.
7) Encere o automóvel 2 vezes por ano - além de melhorar o aspecto protege a pintura.
8) Dê-se bem com a assistência local da marca - vão cruzar-se muitas vezes e são uma fonte de conselhos e informações.
9) Abasteça em postos de abastecimento com bastante movimento - sem esse movimento a gasolina fica nos tanques durante muito tempo e pode haver contaminação com água por condensação.
10) Se o seu automóvel fizer um ruido estranho, oiça-o. Não aumente o volume do rádio, identifique o problema e resolva-o. Quanto mais esperar, maior o potencial dano.

0 comentários: