Trivialidades de 4 rodas

Edição: "Forte que nem um cavalo"

Para recuperar este tema, resolvi investigar a origem de uma expressão que os fãs dos automóveis usam e abusam - de onde veio o termo "cavalos" quanto se fala da potência de um motor?


A resposta mais comum é que se o motor debita 100 cavalos é porque tem a força de 100 cavalos, mas não é bem assim. Foi o engenheiro James Watt que inventou o termo "Cavalo de potência" ou "Horse Power". Como sabemos, ou pelo menos aqueles que estavam com atenção nas aulas de história, o senhor James Watt inventou a máquina de vapor e para conseguir vender a sua máquina aos industriais que estavam habituado a usar cavalos fez cálculo comparativos para determinar qual a equivalencia. Mas enganou-se nos cálculos...


Para manter a historia mantenho as unidades inglesas - segundo conta a historia, o sr. Watt fez as suas contas com póneis que podiam transportar 220 libras de carvão por um poço de mina de 100 pés em 1 minuto - dai as 22.000 pound feet per second. O erro foi considerar que os cavalos tinham o dobro da força de póneis quando na verdade era menos. Actualmente, usa-se o Watt como unidade para medir a potência.


Mas ainda se usa o termo Cavalos de potência por 2 razões - primeira por força do hábito, segundo porque há 5 definições (e formas de calcular) de "cavalos potência e os construtores automóveis escolhem aquela que mais lhes dá jeito.

0 comentários: