Opel para venda ?

Deja vu - segundo várias noticias do Spiegel, Auto Bild e Car a GM fartou-se da Opel perder dinheiro e poderá estar em conversações para despachar a marca para a Volkswagen ou para os chineses com mediação do governo alemão.

A noticia inicial veio dos jornais alemães Spiegel e Auto Bild, que foi pouco depois desmentida pelo chefe da Opel Karl-Friedrich Stracke mas a revista CAR falou com um dos principais gestores da Opel e este confirmou que as conversas estão a decorrer.
Recuando até 2009, relembramos a triste telenovela do vende-não-vende da Opel a um consorcio da Magna e do Sberbank na altura que a GM estava a dar de caras com a possibilidade de falência e à ultima hora os governos americano e canadiano evitaram a venda da Opel/Vauxhall (se bem que acredito que a intenção da GM nunca foi vender) tendo apenas acabado com a Saturn, Pontiac, Hummer e Saab.
Mas mesmo com uma gama completa, redução de custos de fabricação e outras medidas a opel continua a perder dinheiro e muitos em Detroit já vinham a opinar que mais valia acabar com a Opel/Vauxhall e atacar o mercado de volume com a marca Chevrolet já dispersa pelo mundo.
Meter a Volkswagen ao barulho é que soa estranho, mas não tanto quando se mete politica ao barulho - o governo americano prefere agradar aos chineses que assim poupariam tempo e dinheiro em construir uma marca e no desenvolvimento de tecnologia e permitiria aos construtores chineses implementarem-se na Europa e noutros mercado. Claro que o governo alemão não esta pelos ajustes e prefere que a Opel (um dos principais empregadores na Alemanha) fique na equipa da casa e terá sido o governo alemão a chamar a Volkswagen a este negócio. Provavelmente por troca de retirarem os bloqueios à fusão entre VW e Porsche...
Parece que depois de um período de consolidação a Opel está a preparar-se para enfrentar novo período de incerteza que vai prejudicar seriamente a marca - durante o período da telenovela em 2009, um colega gestor de frotas contou-me que receberam ordens para não comprar modelos da Opel...
Mas será que os americanos conseguem contornar o maior obstáculo para venderem a Opel - é a Opel que desenvolve todas as plataformas globais de tracção dianteira para o grupo GM?

2 comentários:

  • Daniel says:
    17 de junho de 2011 às 18:09

    A GM é muita esperta, a Opel/Vauxhall deve ser a marca que mais dinheiro dá indirectamente ao grupo, porque fora do mercado europeu os carros são vendidos sobre outro nome e fabricados também fora da Europa, enquanto os custos de desenvolvimento são postos nos ombros da Opel. Eles deviam era largar os ladrões da GM, mas também acho difícil arranjar espaço para a Opel no grupo VW, infelizmente talvez venha a ser mais uma na mão dos chineses..

  • Turbo-lento says:
    19 de junho de 2011 às 20:12

    O problema é que a GM tem a Daewoo que tambem tem as suas plataformas que entram em concorrencia com a Opel. A Gm tambem foi tudo menos inteligente - ao inves de investir e levar a opel para outros mercados, andou a introduzir a Chevy em todo o lado incluindo entrando em concorrencia com a Opel.