Espia como puderes - Renault

Já aqui tínhamos falado sobre a suposta venda de segredos da Renault aos chineses por 3 gestores de topo da Renault que já foram despedidos, mas parece que afinal nem tudo é o que parece. Agora, depois de despedirem os 3 executivos parece que afinal não houve qualquer espionagem e segundo a Reuters, a Renault vai ilibar os 3 executivos assim que uma ultima prova seja desmontada pela polícia.
Essa ultima prova é se as tais contas secretas usadas para receber o pagamento da venda de informação existem mesmo. Acredita-se que a policia não localizou nenhuma dessas contas e a Renault poderá ter que engolir um grande sapo e dizer aos executivos e China que se enganou.

Segundo uma entrevista ao Automotive News, o nº2 de Carlos Goshn Patrick Pelata disse que a Renault considera 2 cenários - ou existe na verdade um caso de espionagem e alguém esta a proteger a fonte da informação apesar de todos os esforços da policia ou a Renault foi vitima de fraude (manipulação). Neste ultimo caso os 3 executivos serão reintegrados e a Renault terá que compensar toda esta confusão. Ou seja, em ambos os cenários, a Renault é (também) uma vítima.
A chave é identificar quem avisou a Renault destes 3 executivos. Esta "fonte" recebeu 250.000 euros em troca da identidade destes 3 gestores através de 2 elementos da Segurança - que agora recusam identificar essa fonte. Alguém viu o filme "Watergate" vezes demais...

Este caso não esta famoso para a Renault - arranjaram uma crise diplomática ao apontarem aos chineses como recipientes da informação roubada e chatearam o governo francês (que detém 15% da Renault) porque a Renault fez a investigação internamente de Agosto 2010 a Janeiro de 2011 e só nessa altura informaram o governo.
Foi pessoal da segurança interna da Renault, com a ajuda de um contacto na Algeria, efectuaram a investigação interna depois de "alguém" ter denunciado anonimamente os 3 executivos. E agora recusam dar (a Renault e aos serviços secretos franceses) a sua fonte ou destino do dinheiro.

Claro que já surgiram várias teorias de conspiração - as mais interessantes é que é uma farsa de Goshn para distrair o publico do mau lançamento do Nissan Leaf ou que alguém dentro da Renault quer sabotar Carlos Ghosn.

O Advogado de um dos acusados já veio a publico dizer que a Renault foi enganada. O cenário mudou a favor dos acusados - a Renault admite que pagou pela informação que levou a acusação dos executivos e ainda não teve sucesso em encontrar as contas na Suiça ou Lichtenstein onde os supostos espiões foram pagos.

0 comentários: