Lotus desenvolve o seu proprio V8

Segundo o CEO da Lotus Dany Bahar, a Lotus esta a ponderar desenvolver o seu proprio V8 para o novo Esprit e uma versão de 6 cilindros para o novo Elan e outros modelos. A Lotus já fez motores para outros construtores e é uma possibilidade, se bem que cara - seria necessario desenvolver e testar os motores ao inves de comprar unidades já desenvolvidas e fiabilizadas pela Toyota.
A isto acresce que os próximos 3 novos Lotus vão partilhar a mesma plataforma, travões, suspensões e sistema eléctrico - dai a economia ser importante. Se desenvolver o seu próprio motor pode sempre desenvolver um motor "modular" que possa ser mais facilmente "partilhável", mais compatível.
Por detrás desta possibilidade estão os clientes - muitos (nós incluídos) acharam que a Lotus tinha perdido a cabeça ou desenvolvido testículos de titânio para deixar o nicho dos desportivos de plásticos para o mundo da Ferrari e Porsche que destila dinheiro. Mas muitos também acharam que tentar tal salto e ficar por motores Toyota pode ser anti-climático. Quem tem dinheiro para comprar um Ferrari ou Porsche não quer ter um motor associado a um construtor generalista - quer algo de especial.

Mas será que consegue fazer tudo? Desenvolver 5 novos desportivos de topo, publicidade, concessionários e acrescentar a isso desenvolver motores de raiz? A decisão para avançar ou não com o novo motor será tomada no final de Janeiro e segundo Bahar a decisão será puramente financeira.

0 comentários: