Lotus quer o mundo

A Lotus chocou o mundo automóvel no ultimo salão de Paris com o anúncio de uma verdadeira explosão da sua gama passando para 5 novos modelos completamente novos. Um novo GT de tecto rígido com um V8 de 5.0 litros a frente e chassis em alumínio e depois foi a enxurrada com os novos Elise, Elan, Esprit e Eterne.
Tendo merecido o destaque do salão, creio que é apenas justo estudar cada um destes futuros modelos que prometem dar dores de cabeça aos actuais actores mas também à própria lotus – Será que o pequeno construtor capaz de cumprir tudo o que anunciou ou esta morder mais do que consegue engolir?

Previsto para 2015 o novo Elise é o modelo que vai demorar mais tempo a chegar à produção mas é também o que foge mais ao modelo existente. Continuara ser tracção traseira com o motor na posição central e terá um 4 cilindros de 2 litros turbo ou compressor com 300 cavalos (350 na versão R) e o chassis de alumínio, mas a carroçaria de painéis de plásticos compostos e alumínio, em versão coupe e cabriolet e um peso de cerca de 1095 quilogramas.
Terá a opção de uma caixa manual robotizada (e no futuro será o UNICO Lotus com opção de caixa manual) e aponta directamente o Porsche Boxster como alvo a abater.

E temos o há muito esperado Esprit, o Lotus que promete fazer o Gallardo muito desconfortável já apartir de 2013.
Terá um V8 de 5 litros e 32 válvulas com compressor derivado do motor usado no Lexus ISF com 550 e 620 cavalos para apenas 1500 kg. Esta apenas disponível com a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem.

E entra o Elite e Eterne em cena. O Elite é um cabrio de 2+2 com tecto rígido dobrável com o mesmo V8 de 5 litros e compressor do Esprit, mas com o sistema híbrido KERS de série e a bateria de litio vai estar na mala e integrada na transmissão (ao contrário do Espirit).
Ou seja, as mudanças de velocidade vão ser feitas sem o sacão normal e uma redução de 40% de emissões de CO2. Peso previsto de 1700 quilogramas.
O Eterne é o mesmo mas com o Porsche Panamera em mira - 4 portas 4 lugares fechados.
É ligeiramente mais comprido que o Elite (5 metros contra 4,6 metros) e mais pesado (de 1700 para 1900kg). Previsto para 2015.

Temos também o novo Elan que vai substituir o actual Evora em 2013 e terá um V6 em posição central e possibilidade de 2+2 lugares. Será bem mais caro que o actual Evora e terá como alvo o Porsche 911 Carrera S recorrendo a novas versões de 400 e 450 cavalos do actual V6 de 4 litros e 24 válvulas.
O chassis em alumínio e o KERS opcional conseguira fazer este Elan produzir emissões inferiores a 200g/km de CO2. Terá uma caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades automática que será o padrão em toda a gama Lotus, menos o Elise. Peso por volta de 1300kg.

E depois temos o Lotus City Car, que o pessoal do 4rodas1volante desconfia vir a ver a luz do dia. Esperado para 2014, será um rival do Smart (comprimento de 3.4 metros) e ou será 100% eléctrico ou eléctrico com um pequeno motor a servir de gerado de corrente (tipo Chevy Volt) e tracção traseira.

Mas a Lotus não fica por aqui...isso era exactamente que eles esperam....A Lotus planeia invadir as competições automóveis.
A Lotus vai reforçar a sua parceria na Indy Racing com a KV Racing de Kevin Kalkhoven passando a 2 carros, novo motor e novo pacote aerodinamico próprio da Lotus para o novo chassis de 2012. Não esquecer que an Formula 1 a Lotus vai deixar de usar os motores Cosworth pelos Renault e caixas da Red Bull Racing.
Continuando nos monolugares, a Lotus vai associar-se com a ART Grand Prix que corre (e já venceu) nos campeonatos GP2 e GP3.
Mas ainda não acabou - o Lotus Evora GT4 teve uma tal adesão, que a Lotus vai desenvolver uma versão GT3 e GT2 deste carro, bem como um outro GT2 baseado num dos novos modelos apresentados em Paris (não dizem qual mas deve ser o Esprit). E para cereja em cima do bolo, a Lotus esta a planear um prototipo fechado para Le Mans (LMP2).
Meu Deus, o que deu ao pessoal da Lotus?

4 comentários:

  • Marco C. says:
    13 de outubro de 2010 às 15:21

    Vamos ver no que vai dar. Sem dúvida que é passar para outro patamar. Obviamente que só quem tem dinheiro é que vai ter um brinquedo destes.

    Será que consegue competir com Porsche, Ferrari? A nivel de conforto, condução? Vamos ver...

  • KID says:
    13 de outubro de 2010 às 19:58

    Espero bem que esta marca consiga a projecção devida depois do passo de gigante que deram no salão.
    Há marcas a aparecer no mercado que aproveitam a onda das energias alternativas e a Lotus só podia abanar a cabeça e tentar dar o salto com o que sempre soube fazer: carros de sonho, de grande arquitectura, e com parcerias a nível de motores e caixas...

    Agora, muito honestamente, acho que são modelos/ gamas a mais para o mercado absorver... Mas eles devem ter feito o trabalho de casa!

  • Turbo-lento says:
    14 de outubro de 2010 às 10:18

    A Lotus tem feito muitos estudos no campo dos veiculos electricos e hibridos e já tem muita experiencia com os chassis de aluminio logo têm o potencial e têm a sua frente o antigo chefe da Ferrari logo também tem a massa cinzenta, mas passar do papel à realidade pode ser complicado. Basta ver o casamento falhado da BMW-Rover.
    Preocupa-me é o factor fiabilidade - não vê-mos muitos Lotus antigos a andarem por ai...

  • Besedaeste says:
    14 de outubro de 2010 às 12:12

    Sinceramente, acho que a Lotus vai dar um tiro no pé. Depois de apresentar tantos protótipos em Paris, e com "aspecto" de produto final, as expectativas são grandes, mas duvido que a maioria chegue a ser produzido. Acredito que o substituto do Evora, o Elan, seja uma realidade, pois trata-se de substituir um modelo já existente, e o sistema KERS será um argumento de peso. Agora quanto a criar um segmento novo no seio da marca (com o Eterne) e retomar modelos carismáticos de outros tempos, como o Esprit, parece-me menos viável. Os tempos não estão para grandes voos, a não ser que o dinheiro seja mais que muito. Mas continuo a achar que é mais olhos que barriga, já que apenas apresentaram protótipos e que eu saiba ninguém os conduziu...

    Contudo, são modelos realmente bonitos...