Toyotas perigosos

Os leitores deve recordar-se do celebre acidente que iniciou a recolha de 3,8 milhões de carros da Toyota nos Estados Unidos devido a incidentes de aceleração brusca causados, segundo a Toyota, por tapetes não adequados. Pois parece que o Department of Transportation e o National Highway Traffic Safety Administration disseram que não aceitam que os acidentes sejam apenas causados pelos tapetes e que algo pode estar mal com os carros da Toyota.

Cerca de 2,000 clientes da Toyota disseram ter passado por acelerações repentinas e alguns disseram a uma investigação do canal ABC que os seus automóveis não tinham os tais tapetes não conformes. E a mesma investigação da ABC descobriu centenas de acidentes e cerca de 16 mortes associados a estes episódios de aceleração repentina.
Toyota Driver Recalls Sudden Acceleration
4 mortes ocorreram em Agosto quando um policia, a sua mulher, filha e cunhado morreram quando o seu Lexus despistou-se depois de acelerar de forma descontrolada. O cunhado teve tempo para ligar as emergências e de dizer que os travões não funcionavam poucos segundos antes de o Lexus perder o controlo e todos os ocupantes morrerem. Alguns proprietarios de Toyotas temem que exista algo de errado com os sistemas de electrónicos que controlam o acelerador mas até agora não há provas disso.
Curiosamente, segundo paginas de um manual de instruções de um Toyota americano disponível on-line, diz que em caso de emergência deve apertar o botão "POWER" (ligar/desligar o motor) durante 3 segundos...algo que desliga além do motor, a assistência da direcção e à travagem!

Peritos de segurança apontam também que os sistemas modernos de assistência à travagem funcionam por uma assistência alimentada por vácuo - vácuo que é muito reduzido quando o acelerador é aplicado a fundo logo reduzindo a assistência à travagem logo muita força no travão não dá grande poder de travagem.

Sei que os americanos são muito conhecidos por inventarem todo o género de historias, mas tambem há a possibilidade de ser verdadeira - segundo a advogada americana o seu cliente conduziu cerca de 20 milhas com o seu Toyota Camry com o acelerados bloqueado a fundo, sem conseguir colocar em ponto morto e derreteu o pneus mas sem conseguir evitar bater noutro carro, matando a sua ocupante. Pode ser uma historia inventada para safar a cliente mas também pode ser verdade...

A National Highway Traffic Safety Administration esta a investigar estas situações. Ficaremos atentos a mais desenvolvimentos desta historia.

0 comentários: