Mudanças no EuroNCAP

Recentemente os testes do Euro Ncap estavam a perder o seu valor - quase todos os carros obtiam a pontuação máxima. Verdade que isso significa que os carro estão mais seguros mas para os que querem saber qual o carro mais seguro tornou-se quase impossível. Qual a piada de tirar um 20 se todos tiram 20? Dai que o EuroNcap tenha reformado completamente o seu sistema de pontuação.

Até agora, os automóveis recebiam 3 resultados de segurança - uma para a protecção de ocupantes adultos, outro para ocupantes menores/crianças e outra para os atropelamentos.Um sistema complicado, especialmente porque normalmente só era publicitado o resultado da protecção de adultos.

E ai reside a grande mudança: apartir de agora, os carros recebem uma única pontuação que é a combinação dos 3 resultados individuais. Assim, uma mau resultado num teste individual afecta o resultado global.
Inicialmente, a protecção de ocupantes adultos ainda tem o maior peso no resultado combinado, mas o Euro NCAP adianta que uma nova categoria denominada "Safety Assist" vai ganhar relevância no futuro. Esta categoria recompensa os construtores que incluírem equipamentos como Controlo de Electrónico de estabilidade de serie. O Euro NCAP afirmou que se um construtor não incluir o Controlo de Electrónico de estabilidade de serie em 85% da sua gama, não poderá receber a pontuação de 5 estrelas. Outros sistemas de segurança também serão levados em consideração.
Mas como estas modificações já andam a ser discutidas à muito os construtores tiveram tempo para se adaptarem e manterem os resultados das 5 estrelas. Veja-se o caso do novo Mitsubishi Lancer - no novo sistema ele não iria conseguir ter as 5 estrelas, logo a marca japonesa instalou o Controlo de Electrónico de estabilidade de serie em toda a gama e lá recebeu as 5 estrelas.Podemos discutir que foi um truque, mas a verdade é que ao incluir o Controlo de Electrónico de estabilidade de serie em todos os modelos, a segurança na estrada melhorou.
A nível pessoal, acho que os testes do EuroNCAP são bons para comparar as características de segurança de vários carros, mas pouco ou nada se aplicam ao mundo real. Quantos acidentes ocorrem a velocidade que eles usam? E em quantos acidentes os carros embatem apenas numa barreira? Na estrada temos vários carros de diferentes tamanhos e obstáculos...

0 comentários: