Alterações a nível da aerodinâmica na F1

Este ano, foram implementadas alterações ao nível da aerodinâmica, sendo estas as mais visíveis, a asa dianteira e traseira.

A principal diferença entre os desenhos de 2008e 2009 é o aumento da largura da asa dianteira, agora tão larga quanto a largura do próprio monolugar, 1800mm. Desaparecem aqueles inúmeros apêndices aerodinâmicos que se encontravam junto ao nariz e à suspensão dianteira do monolugar. Desapareçam igualmente as palhetas das entradas de ar laterais do carro (sidepods) que agora se resume a uma pequena secção triangular (ver seta). Os exaustores, chaminés e assas que se encontram nos mesmos sidepods desaparecem igualmente. A asa traseira é agora mais estreita (750mm em vez de 1000mm) e alta (950mm contra os 800mm antigos) e o extractor traseiro moveu se mais para a traseira.
As alterações aerodinâmicas foram implementadas de forma a permitir aos monolugares circularem mais perto dos monolugares adversários e assim facilitar as ultrapassagens. A asa dianteira é também mais baixa (75mm em vez de 150mm) e larga (1800mm em vez de 1400mm). A asa dianteira tem uma secção universal situada no secção central (500mm), a que todos os desenhos presentes no pelotão têm de responder. Uma das mais significativas alterações nos monolugares, é a inclusão da asa dianteira dinâmica, dinâmica porque a sua configuração pode ser alterada duas vezes por volta. A configuração inicial pode ser alterada entre + 6º e -6º conforme a necessidade do piloto. Ou seja, chega à recta da meta e coloca a configuração -6º equando chega à parte com curvas do circuito coloca os 0º, executando as tais 2 alterações permitidas durante a volta, sendo que quando circula colado a um monolugar adversário, tem a possibilidade de colocar a configuração +6º que lhe irá permitir manter a circulação, já que anteriormente o monolugar da época anterior perderia automaticamente mal se colocasse ao monolugar adversário e chegando a uma curva rápida resultava invariavelmente em uma saída de pista.

Estas alterações irão possibilitar os monolugares circularem mais próximos e durante mais tempo, reduziram igualmente a sensibilidade do carro a perturbações aerodinâmicas e finalmente reduziram significativamente a velocidade dos monolugares em curvas rápidas, que teremos de reconhecer que é daí que provém os acidentes mais graves na F1.

0 comentários: