Guia 4rodas1volante - Como gastar pouco, para quem gosta de gastar muito!

Começamos, no outro dia, uma acesa discussão acerca de consumos. E resolvi esticar um pouco mais o tema, falando de formas de "esticar" o combustível.
Os carros que temos podem gastar menos (logo poupar uns trocos) e produzir menos CO2 (logo poupar o ambiente)! Como? Continuem a ler...

Atestar na altura certa.

Quanto mais baixa a temperatura, mais denso é o combustível. Ou seja, se atestar numa altura mais fria recebe mais combustível pelo mesmo dinheiro.

Encher para poupar.

Pneus com pressão abaixo do recomendado criam mais resistência (atrito) ao movimento do carro, ou seja, o motor tem que fazer mais esforço logo gasta mais combustível e produz mais CO2. Vá ao manual de instruções e veja na secção de pneus ou pressões qual a pressão de pneus recomendada. Deve ter varias configurações de pressões para diferentes utilizações do veiculo. Use as pressões mais elevadas para poupar mais combustível...sacrificando um pouco de conforto.

Quanto menos tralha melhor.

Transportar peso extra na mala significa mais consumo. Tudo o que não precisar, deixe em casa. Se tiver que levar 2 amigos, deixe o gordo em casa!

Mais Velocidade = Mais consumo = Mais CO2.

Os limites de velocidade existem para nossa segurança e não devemos exceder esses limites definidos, especialmente se desejarmos poupar combustível. Sim, se andar mais depressa gasta mais gasolina! Em média para um motor a gasolina, a 110km\h gasta mais 10% combustível do que a 95km\h e até mais 15% do que a 80km\h (valores médios).

Menos paragens e arranques significa menos CO2.

Sempre que para e reinicia a marcha numa fila de transito, o motor usa mais combustível e gera mais CO2. É algo que aprendemos nas aulas de Física: gasta-se mais energia a iniciar o movimento do que a mantê-lo. Esteja atento ao transito a sua frente e desacelere mais cedo mantendo o carro engatado. Assim, o transito pode ter recomeçado a andar antes de se aproximar do carro a sua frente, assim é só mudar de velocidade e seguir. O mesmo se aplica aos semáforos, se vir um vermelho a frente levante o pé e deixe o carro segui ao ralenti, e quem sabe, vira verde antes de o atingir.
Se vai fazer uma viagem longa na autoestrada, faça o chichi em casa e faça a viagem sem paragens...

Rotações a mais, combustível a menos.

Os motores modernos são desenhados para serem eficientes logo a partir de baixas rotações, ou seja, "puxar" pelas rotações apenas serve para gastar combustível e degradar motor e óleo.Use a caixa de velocidades de forma inteligente. Mude de velocidade cedo para baixar as rotações assim que o carro estiver na zona de potencia, ou seja, dentro da banda de rotação em que o motor tem força para aguentar a mudança seguinte.

Ponto morto gasta gasolina.

Ter o carro parado com o motor a funcionar serve apenas para gastar combustível e gerar CO2. Há quem acredite que se deve manter o motor a funcionar 2 minutos antes de arrancar quando ele esta frio. Isso era verdade para os motores antigos e óleos da mesma altura, mas actualmente desde que se mantenha uma condução calma e suave não há problema. Se o carro estiver parado por mais de 3 minutos, desligue o motor (mas não faça repetidamente em curto espaço de tempo pois pode cozer o motor).

Constância

Não me estou a referir a cidade, claro. Quantas vezes já vos aconteceu isto? Vão calmamente na auto-estrada e ultrapassam uma senhora a 90km\h, que passados poucos minutos passa por nós a pelo menos 180km\h...para voltar a ultrapassa-la a 90 mais a frente? Alterar constantemente o ritmo de condução aumenta consumo e desgaste. Rápido ou calmo, escolha um ritmo e mantenha-o. Não acelere nas subidas e aproveite as descidas para ganhar lanço para a próxima subida.

Aerodinâmica

Para poupar combustível, o automóvel tem que "furar" o ar da forma mais "limpa" possível.

Mas quase todos os dias vejo pessoas a circular com barras para transporte (de bicicletas, etc) ou caixas de carga nos tejadilhos. Sei até de um vizinho, e aposto que há mais assim, que anda sempre com os suportes de BTT no tecto do carro e que não tem uma bicicleta: tem as barras para impressionar as raparigas.

Todos estes acessórios prejudicam a aerodinâmica do carro, logo prejudicam o movimento, aumentando o consumo. Se não vão usar, desmontem do carro. E mantenha o carro lavado.


Lubrificante correcto
Há quem pense que qualquer óleo serve para o motor...Idiotas!
O motor vai funcionar, mas não tão eficientemente quanto devia. Poupe nas contas do combustível (e do mecânico) utilizando o óleo recomendado pelo fabricante.
Respirar fundo

Para surpresa de muitos, o motor do vosso carro não gasta só gasolina: consome gasolina e oxigénio.
Se o fluxo de ar for reduzido devido ao filtro de ar sujo, o motor vai consumir mais. Limpe o filtro regularmente com um compressor de ar (o filtro é de fácil desmontagem). Recomenda-se trocar o filtro a cada 20.000km mas veja o manual do seu automóvel para mais detalhes.

Mexam o cu sempre que possível!

Já pararam de mirar a foto abaixo?! Estou-me a referir a outros cus...nomeadamente o vosso! Permitam-me apresentar um exemplo real do que eu quero dizer. Tenho um vizinho que regularmente leva o lixo ao contentor. Um passeio de 80 metros, no máximo...que ele faz de carro! Entra no carro com o saco do lixo, faz os 80 metros até ao contentor, deita o lixo fora, inverte a marcha e volta a estacionar o carro a porta de casa!

Usem a cabeça e não o pé direito, e vão chegar a conclusão que o carro não gasta assim tanto quanto pensam. É necessário dizer mais alguma coisa?!

0 comentários: