Substituir um modelo bem sucedido é sempre difícil e é o que a Volvo esta a fazer - em 2025 o XC60 foi o modelo da Volvo mais vendido em todo o mundo (com 2,7 milhões de unidades comercializadas) e estamos a falar de um modelo lançado em 2017 atualizado por 2 vezes. Este é o novo Volvo EX60 que estreia uma nova plataforma e uma autonomia de 800 quilômetros
Este novo Volvo EX60 deve chegar aos concessionários no verão na variante Standart, teremos que esperar mais pela variante Cross Country (em branco abaixo). Mas não irá substituir o atual XC60, será vendido ao lado do atual XC60. Sim, basicamente será a versão elétrica do atual XC60 mas só partilham mesmo o "60" no nome porque tudo o resto é diferente....por agora. Estreia a nova plataforma SP3 definida por software e novo processo de fabrico que servirá de base aos próximos Volvo híbridos plug-in e 100% elétricos. É fundamental que os problemas iniciais do EX30 e EX90 não se repitam!
Exteriormente é claramente um Volvo, à frente parece um EX30 particularmente na grelha dianteira e farois dianteiros com o "martelo de Thor" e traseiros em 2 andares. O design é simples com um perfil mais carrinha que propriamente SUV, um pouco como o EX90, e notem as aletas para a abertura das portas sem rebordo dos vidros. Bastante mais simples que os Ix3 e GLC que são mais agressivos e "olhem para mim".
Em termos de dimensões o EX60 é 10,3 centímetros mais comprido que o XC60 (4,81 metros de comprimentos), mas mantem basicamente a mesma largura (1,90 metros) e altura (1,65 metros). Mas mais importante é a distancia entre eixos: com 2,97 metros entre eixos (mais 10,5 centímetros que o XC60) o espaço para os passageiros traseiros deve crescer substancialmente.
E como seria de esperar vamos ter um Volvo EX60 Cross Country para aventuras eletrizantes...ok, eu paro. Basicamente acrescenta alguns detalhes visuais mais aventureiros (proteções de plástico dos para-lamas, skid plates de alumínio) e melhora ligeiramente as capacidades fora da estrada (apenas disponível com tração integral dual motor, suspensão pneumática de série, distancia ao solo aumentada em 20 milímetros e vias alargadas).
No interior continua bastante...elegante escandinavo com infusão discreta de tecnologia, luxuoso sem ostentação, com materiais de qualidade coordenados harmoniosamente com as restantes cores. É claramente um Volvo, e não são precisas pequenas bandeiras suecas para perceber.
O condutor recebe um conjunto de instrumentos digital de 11,3 polegadas e um volante pequeno de 2 braços para facilitar a usa leitura, e no centro um grande ecrã OLED de 51 polegadas táctil para basicamente tudo porque botões físicos apenas no volante. A mala tem uma capacidade de 523 litros que pode crescer para 1640 litros se rebater os bancos e uma frunk de 58 litros.
Mecanicamente falando há um EX60 para todos os gostos, todos com baterias NMC num sistema elétrico de 800 volts. A gama começa com o P6 de base com um motor elétrico EESM de 374 cavalos no eixo dianteiro alimentado por uma bateria de 80 kWh (uteis) suficiente para uma autonomia WLTP de 620 quilômetros. A versão intermédia P10 conta com dois motores elétricos (ASM à frente e EESM atrás) totalizando um total de 510 cavalos alimentados por uma bateria de 91 kWh (uteis) suficiente para uma autonomia WLTP de 660 quilômetros. No topo da gama está a versão P10 com os dois motores elétricos a debitarem 680 cavalos alimentados pela maior bateria de 112 kWh (uteis) que permite uma autonomia WLTP de 810 quilômetros - mais 5 quilômetros que o novo BMW iX3 consegue.
A bateria mais pequena de 80 kWh é compatível com carregamento rápido DC até 320 kW, enquanto as baterias de 91 e 112 kWh permitem carregamento rápido até 370 kW. Qualquer uma permite ir de 20 a 80% da carga em menos de 20 minutos. O carregamento AC é feito via um carregador interno de 22 kW.
A versão base recebe amortecedores FSD Frequency Selective Damping, enquanto as restantes recebem amortecedores pilotados.
Ainda falando na mecânica, como referi no inicio este novo EX60 usa a plataforma SP3, uma grande evolução relativamente à SP2 usada nos atuais EX90 e ES90. Graças ao sistema Superset da VOlvo é mais leve e menos complexa graças à estampagem de grandes peças, e com a bateria a fazer parte do fundo do carro e não simplesmente aparafusada por baixo. Tens as suas vantagens mas provavelmente elimina qualquer possibilidade de reparar células individuais de uma bateria.








0 comentários:
Enviar um comentário