Uma tecnologia abandonada nos motores diesel de injeção indireta, pode em breve estar de volta graças a uma startup francesa: a Valvijet é uma tecnologia de câmara de pré-combustão que promete baixar os consumos e emissões nos motores de combustão. As câmaras de pré-combustão ainda são usadas atualmente, mas apenas em motores de Formula para assegurar o debito de combustível obrigatório. Apesar de melhorar a relação potência/consumos as câmaras de pré-combustão geram muito calor e óxidos de azoto - dai terem sido substituídas nos veículos de estrada pela injeção direta. Aqui entras a Valvijet que segundo testes de laboratório prometem uma redução de consumos entre 10 e 15%.
Para cumprir a norma Euro7 é esperado que a mistura ar combustível seja pobre (que leve menos ar e combustível) sendo complementada por gases reciclados via EGR até 50%. Atualmente a mistura nos cilindros é inflamada por uma vela dentro do cilindro, mas para assegurar a correta ignição desta futura mistura mais pobre esta tecnologia de pré-câmara criando uma chama vertical mais longa dentro do cilindro.
A tecnologia Valvijet requer um compressor-misturador e um injetor adicional para criar e fornecer essa mistura ar-combustível diretamente na pré-câmara. Inclui ainda uma válvula de retenção para assegurar que a mistura ar-combustível flua apenas da pré-câmara para a câmara de combustão principal. Esta tecnologia obriga ainda uma cabeça do motor diferente para incorporar as pré-camaras e outros componentes necessários (misturador, compressor, injetor, válvula de retenção) o que, além de custar mais, pode demorar uns 4 a 5 anos para ser usada em série.

0 comentários:
Enviar um comentário