Edição: "Ótimo negócio"
Todos nós gostamos de uma pechincha, de um bom negócio e creio o antigo CEO da Porsche Wendelin Wiedeking conseguiu a melhor no mundo automóvel com o Porsche Cayenne.
Um dia o então CEO da Porsche Wendelin Wiedeking notou que os Sport Utility Vehicles ou SUVs estavam a começar a ser populares nos EUA e ele sabia que a Europa também seria tomada. Ele apresentou a sua ideia a Volkswagen de um SUV luxuoso com a mesma performance e luxos de um Porsche que os proprietários do 911 pudessem usa para viajar em conforto com o resto da família. Mas a Porsche não queria arcar com os custos e fez um belo acordo com a Volkswagen: desenvolver em parceria dois SUVs, o Cayenne para a Porsche e Touareg para a Volkswagen, baseados na mesma mecânica mas "diferentes". Foi um ótimo negócio para a Porsche: o custo de desenvolvimento foi dividido e a produção era quase toda por conta da fabrica da Volkswagen em Bratislava que enviava os Cayenne parcialmente montados para a fabrica da Porsche em Leipzig para a personalização final.
A Porsche não tinha fundos para avançar sozinha, e em parceria com a Volkswagen o risco era mínimo e os lucros imensos. O primeiro Cayenne saiu da linha de produção em 2002 e em menos de 2 anos já era o modelo mais vendido. E graças ao acordo com a Volkswagen o mais lucrativo com uma margem de lucro média de 10% por unidade - segundo números da altura a Porsche pagava cerca de 23.000 euros à Volkswagen por cada veiculo que depois vendia entre 55 a 100.000 euros!


0 comentários:
Enviar um comentário