Juntamente com as atualizações dos Sandero, Spring e Jogger a Dacia apresentou este concept Hipster 100% elétrico que soa ao citadino perfeito com apenas o que precisa e nada mais - meio automóvel (M1) meio quadriciclo pesado (L7), muito melhor que um Citroen Ami e muito mais barato que um Dacia Spring. E o mais importante de tudo - estão a trabalhar numa versão de série.
Antes de mais é importante dizer que a Dacia já tinha dito que estava a preparar um novo automóvel de segmento A baseado na mesma plataforma de Renault Twingo para substituir o atual Spring...não é este Hipster.
Exteriormente parece que lavaram um Land-Rover Defender à temperatura errada - 3 metros de comprimento, 1,52 metros de altura e 1,55 metros de largura. Basicamente um kei-car made in Roménia com espaço para 4 ocupantes ou 2 ocupantes e 500 litros de bagagem.
A Dacia sempre teve a regra do "design to cost" (design para pupoar dinheiro, não para fazer bonito) e neste Hipster adicionou "design to weight" (design para poupar peso) e este concept consegue pesar abaixo de 800 quilogramas, menos 200 quilos que um Dacia Spring. Menos peso, menos energia gasta.
É por isso que os vidros laterais são direitos/verticais para deslizar lateralmente e não para baixo (poupam no mecanismo de levantar e baixar os vidros) e os arrumos nas portas são dentro da porta que não rouba espaço interior. Quase metade do tejadilho é transparente para entrar mais luz e facilitar ver os semáforos. E notem como os farois traseiros são LEDs simples com o vidro da mala a fazer de cobertura.
O interior é simples, agressivo, forrado a materiais leves e soluções simples. O tablier é completamente despido, tem um volante espesso completado por um conjunto de instrumentos digital incluído no tablier, tem um suporte para o smartphone que funcionará como chave de ignição e de sistema multimédia, e 11 pontos YouClip para adicionar acessórios como sistema multimédia. E sim, não tem ar condicionado.
Os assentos são inspirados em cadeiras de escritório modernas com uma rede para poupar no peso e espaço de espume necessária. Os airbags são tapados por uma cobertura plástica translucida para reduzir os componentes necessários e facilitar a instalação.
Infelizmente a Dacia tem uma escolha pela frente - desenvolver este concept Hipster como um quadriciclo pesado L7 o que significa um peso máximo de 450 quilogramas sem a bateria, ou ir para homologação automóvel M1 o que obriga a uma série de modificações e sistemas (como ADAS) que podem levar a custar o mesmo que um Spring...que como eu disse no inicio ira em breve ser substituído.
update 09/10/2025
0 comentários:
Enviar um comentário