Stellantis prepara nova bateria

A Stellantis apresentou uma nova tecnologia de baterias que espera colocar em produção até 2030. Designada Intelligent Battery Integrated System (IBIS) reduz peso, autonomia e simplifica a integração de qualquer química. Desenvolvida em parceria com a Saft a IBIS incorpora os inversores e carregadores nos módulos de bateria.

Nas motorizações elétricas atuais são necessários vários componentes para converter a corrente DC da bateria em 3 fases AC para os motores elétricos. Com um inversor atual a frequência de comutação é muito alta e a qualidade dessa corrente trifásica não é muito boa o que produz perdas no motor elétrico.


Na bateria IBIS o inversor e carregador estão incorporados na baterias, em cada modulo de bateria, o que permite melhor uso, controlo e carga de cada modulo. Ao não usar todos os módulos ao mesmo tempo a bateria não é limitada pela celula mais fraca o que melhora a durabilidade da mesma.

A Stellantis já testa esta tecnologia num Peugeot e-3008 em que, relativamente à bateria "normal", a carga é 15% mais rápida, debita quase mais 15% de potência e o peso do veiculo foi reduzido em 40 quilogramas.

0 comentários: