Novo Polestar 5 apresentado

Após muito teasing a Polestar apresentou enfim o novo Polestar 5 no salão automóvel de Munique - um GT de 4 portas 100% elétrico que promete ser uma dor de cabeça aos primos Porsche Taycan e Audi e-Tron GT, e ao caduco Tesla Model S.
Trata-se da versão da série do concept Precept com um design bastante familiar ao resto da gama. Mantem para-brisas longo que não parece acabar, os farois tipo sticks de hóquei Pixel LED, os vidros laterais sem moldura, pegas de portas ocultas e jantes de 20 a 22 polegadas.





Atrás mantem-se o mantra de simplicidade - nada de aileron ou asa vistosa, como no Polestar 4 este 5 também não tem um vidro traseiro mas no pilar C temos um indicador do nível de bateria durante a carga.

No interior dá para ver muitos detalhes tirados dos Polestar 3 e 4. É um design simples mas cheio de pequenos detalhes interessantes, pratico com 4 lugares assinados pela Recaro que são aquecidos, ventilados e massajantes.



Recebe um conjunto de instrumentos digital de 9 polegadas completado por um head-up display de 9,5 polegadas e um ecrã de 14,5 polegadas alimentado por uma versão especifica à Polestar do Android Automotive. De série recebe um sistema audio de 10 colunas que opcional podem passar para 21 colunas da Bowers and Wilkins. Tem uma mala de 365 litros atrás e outra de 62 litros à frente.

Este Polestar 5 usa a nova plataforma Polestar Performance Architecture, que também será usada no descapotável 6, que usa alumínio colado para uma rigidez torcional digna de um supercarro. No lançamento estará disponível em 2 versões ambas com a mesma bateria de 112 kWh num sistema elétrico de 800 volts: Dual Motor com uma autonomia de 670 quilometro e Performance com uma autonomia de 565 quilômetros.

A versão Dual Motor debita um total de 550 kW/748 cavalos e 812 Nm de binário, mais que suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Já a versão Performance puxa a potência para 650 kW/884 cavalos e 1.015 Nm de binário que reduz o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h para 3,2 segundos. Além da potencia extra versão Performance recebe amortecedores ainda MagneRide semi-activos e configurações de chassis especificas. O sistema elétrico é compatível com carga DC até 350 kW que permite ir de 10 a 80% da carga em apenas 22 minutos.

0 comentários: