Segui a apresentação dos resultados da Tesla 2º trimestre da Tesla para que vocês não tenham. O "elefante na sala" era que os lucros da Tesla caíram pelo segundo trimestre consecutivo em 16% — a maior queda trimestral da empresa nos últimos 10 anos. E como Elon arranca com "foi um trimestre muito excitante" sabia que ia ser interessante.
Antes da substancia há um detalhe que notei nesta e nas ultimas apresentações de resultados em que Musk fala: para algo em que certamente há um guião a seguir (ouve-se a fazer scroll num computador por detrás) e ele é suposto animar os investidores e assegurar que tudo vai ser fenomenal e dinheiro vai jorrar dos céus mas cada vez mais ele soa como alguém atropelou o seu cão favorito! Não sou o seu maior fã de Musk, mas até eu consigo perceber que algo não está bem. Enfim, eis o meu resumo.
- Momento Guy Ligier:
O Guy Ligier, fundador da equipa Ligier da F1, era famoso pela frase de que a "equipa estava em transição" a cada ano que passava e parece que Musk está a ter um "momento Guy Ligier":
"2025 tem sido muito excitante. muitos objetivos atingidos"
"Autonomia está feita...não exatamente mas enfim...para o ano talvez."
"Se a Tesla continuar com a autonomia e robótica será a empresa mais valiosa do mundo, mas ainda demora, isto não simplesmente acontece."
- Robotaxis acima de tudo:
Segundo Musk, o serviço de robotáxis, que arrancou recentemente em Austin, irá "gerar uma avalanche de lucros no final de 2026 quando os robotáxis da Tesla atingirem metade da população americana".
Ainda não cobrem completamente uma cidade no Texas e em um ano e meio querem cobrir 50% da população?! Uma pessoa ainda perguntou, relativamente aos robotaxis, sobre qual a distancia autônoma percorridas, quantos veículos estão atualmente em operação, quantas intervenções de segurança foram feitas mas apenas disseram que percorreram 1.000 milhas em Austin. Não responderam a mais nenhum ponto...
- Condução autônoma:
Citando Musk "autonomia é a chave para aumentar a Tesla para valores estratosféricos", mas continua a ser para o ano. Ainda na condução autônoma algumas questões continuaram a ser empurradas para a frente.
1) Sobre o upgrade de HW3 para HW4 necessário e prometido por Musk: basicamente disseram que primeiro querem atingir condução autônoma no HW4 e depois decidem o que fazem com os carros com o HW3;
2) FSD na Europa: segundo Musk a demora é culpa da burocracia da União Europeia. Curiosamente a Mercedes já tem um sistema condução autônoma nível 3 homologado para consumidores finais e a VW tem o seu robotaxi nível 4 homologado e à venda na Europa, mas a Tesla não consegue homologar o FSD que é um sistema 2,5. Certamente não tem nada a ver com a longa birra/recusa da Tesla em seguir as obrigações legais europeias que todos os outros seguem;
3) FSD não supervisionado nos EUA: citando Musk "FSD pessoal completamente disponível ate ao final do ano em alguns locais". Mas também referiram varias vezes que querem ter muito cuidado e não vão precipitar-se na segurança...parece que já estão a adiantar desculpas."
- Modelo acessível:
Foi referido varias vezes "o modelo acessível" e confirmado como um Modelo Y "mais acessível" - foi Elon que o disse “It’s just a Model Y”. O que não anima muito as hostes porque afinal o Y já é o modelo mais vendido e este modelo acessível apenas significará mais vendas de um modelo que já vende bem. Supostamente já está em pré-produção, mas só acelera mais no final do ano.
Num contexto em que as vendas do Model S, Model X, Cybertruck estão em queda, as vendas do Model 3 estão a ser consumidas pelo Model Y - será boa ideia introduzir um modelo Y "Light" com margens de lucro mais pequenas a roubar vendas ao Y?
- Falando nos Cybertruck, S ou X:
Ninguém, absolutamente ninguém nesta conferência falou nos model S, X ou na Cybertruck! Nem os acionistas questionaram sobre o que vão fazer acerca da pickup que neste momento já foi ultrapassada por 2 outras pickups elétricas (GMC Hummer e Ford F150 Lightning). Se considerarmos os Model S, X e Cybertruck como um bloco, as vendas deste bloco caíram 54%.
- Optimus:
Apesar da saída do diretor do programa, Musk continua muito optimista - diz ser um "design fenomenal", que o Optimus é um Tesla com pernas e braços e os Tesla são um Optimus com rodas. Musk refere produção em 2026 mas lenta, com um período de 5 anos para produção em massa. Durante a secção de questões não respondeu à pergunta "o que é que Optimus já faz na Tesla".
- Fim dos créditos ambientais:
Comentando a queda de lucros de 16% Musk disse que se deve às tarifas e mudanças regulatórias que incluem o fim dos créditos ambientais impostas pelo jesus laranja e que ira continuar a produzir "mais alguns trimestres difíceis para a Tesla" pela frente.
- Musk quer dominar a Tesla:
Um dos seus lambe botas lá introduziu a questão se Musk sempre quer mais acções para ter poder para fazer o que lhe apetece...de repente a voz dele de Musk muda e até parece que está a sorrir. Parece ser a única coisa que o anima - não pelo poder porque sejamos sinceros ele já faz o que lhe apetece: mais ações significa mais dinheiro no bolso dele.
- "Tesla é a melhor mundial em IA":
Quem o disse foi Musk, se bem que não é propriamente verdade. Em termos de utilizadores (1º ChatGPT com 546,15 milhões de utilizadores mensais face ao Grok que está em 13ª lugar com 26,64 milhões de utilizadores mensais) ou capitalização (a Tesla surge em 6º lugar com uma valorização de 1.015 Triliões, atras da NVIDIA (4.240 T), Microsoft (3.813 T), Apple (3.205 T), Alphabet (Google, 2.339 T) e Meta Platforms (Facebook, 1.803 T).
E mesmo a ser verdade a inteligência artificial apenas queima dinheiro, ninguém ainda fez dinheiro dela - e cada vez mais analistas acreditam que nunca fará, que é apenas mais uma bolha à espera de explodir.
- Resumo e reação do mercado:
A Tesla teve uma primeira metade de 2025 horrível com a maior queda lucros (12%) nos últimos 10 anos, isto depois de atualizar o seu modelo mais popular. Ao que Musk declara que todas as perdas vão ser compensadas até ao fim de 2026 (com alguns trimestres tremidos até lá) graças aos automóveis autônomos, que Musk (ver acima) assegura ser para o ano e um modelo Y "light" tratará do resto.
Infelizmente parece que o mercado em geral já não engole as promessas de Musk - após a conferencia o valor das ações da Tesla caíram 9%, algo que custou 12 mil milhões de euros em riqueza a Musk.
0 comentários:
Enviar um comentário