A Stellantis apresentou novas baterias "semissólidas" desenvolvidas em parceria com a start-up Factorial Energy compostas de células certificadas capazes de carregar dos 15 a 90% em 18 minutos e uma densidade energética de 375 Wh/kg - quase o dobro das baterias atuais. Segundo a Stellantis, além das vantagens acima mencionadas, estas células são mais duráveis e melhor performance.
Trata-se de uma bateria de iões de lítio com eletrólito semissólido baseada numa tecnologia chamada FEST (Factorial Electrolyte System Technology). Não é liquida, não é sólida…é gelatina? Basicamente ainda não é de fase sólida mas elimina grande parte dos riscos de incêndio dos eletrólitos líquidos atualmente usados melhorando a performance ao mesmo tempo.
Relativamente à densidade energética estas baterias conseguem 375 Wh/kg, bastante acimas das atuais baterias de iões de lítio NMC conseguem 190 a 260Wh/kg enquanto as LFP ficam por 90 à 130 Wh/kg.
Os primeiros modelos com estas baterias devem chegar em 2026 nos Dodge Charger Daytona e acelerar para o resto das gamas em 2027.
0 comentários:
Enviar um comentário