Substituir um sucesso de vendas nunca é fácil, muito menos um que já vendeu mais 15 milhões de unidades no mundo (2,5 milhões na Europa) nos últimos 30 anos - este é o novo, 6º do nome, Toyota Rav4 melhora muita da mecânica do anterior introduz um visual inovador em "3 sabores" (Core, Rugged e Sport), nova tecnologia e estará apenas disponível como hibrido e hibrido plug-in.
Em termos de design exterior não há grandes novidades aplicando o design dos mais recentes modelos à silhueta quase inalterada do RAV4 com um zest de Land-Cruiser. Temos novos farois LED mais angulares e nova grelha e para-choques dianteira mais agressiva na cor da carroçaria. O perfil é basicamente o mesmo, tirando os arcos rodas trapezoidais de maior dimensão e a linha inferior da superfície vidrara direita. Recebe ainda novas jantes de 17, 18, e 20 polegadas.
A Toyota apresentou o novo RAV4 em 3 "Designs" cada um com as suas versões - Core Design (hibrido apenas), Rugged Design (versão mais aventureira com as mecânicas hibrida e PHEV) e Sport Design (versão mais desportiva com as mecânicas hibrida e PHEV, e inclui a variante GR Sport).
À frente a versão Rugged Design recebe uma grelha especifica, mais luzes LED no para-choques, calhas no tejadilho mais espessas além da maior distância ao solo (1,3 centímetros) graças aos pneus de todo terreno.
A versão GR Sport tem uma grelha maior e mais agressiva, aileron traseiro maior, jantes especificas de 20 polegadas e acesso a um esquema dual-cor exclusiva Supersonic Red com tejadilho em preto.
Atrás recebe novos farois LED com uma cobertura fumada a atravessarem toda a traseira e um aileron no topo da mala. Sendo baseado na mesma plataforma da geração anterior as dimensões são as mesmas (46 metros de comprimento com 2,69 metros entre rodas, mas ligeiramente mais alto (de 1,69 para 1,72 metros).
O interior foi completamente atualizado, principalmente a nova consola central e o novo seletor da caixa de velocidades. Recebe um novo conjunto de instrumentos digital de 12,9 polegadas que pode ser completado por um head-up display, um ecrã no centro do tablier de 10,5 ou 12,9 polegadas para o sistema multimédia que agora recebe os comandos da climatização.
(Core design)
(Rugged)
(GR Sport)
A grande novidade é a introdução do software Arene que segundo a marca é o primeiro passo para os automóveis definidos por software, incorporando a mais recente versão do sistema multimédia Toyota Audio Multimedia e o Toyota Safety Sense 4.0.
Debaixo do capot o novo Rav4 esta apenas disponível com o 4 cilindros atmosférica 2,5 litros de ciclo Atkinson eletrificado como hibrido e hibrido plug-in, ambas disponíveis em tração dianteira e integral.
As versões hibridas ligeiras debita um total de 230 cavalos no eixo dianteiro ou 240 cavalos em tração integral. As versões PHEV recebem uma nova bateria de 22,7 kWh e um sistema elétrico compatível com carregamento rápido DC até 50 kW (carrega 10% a 80% em 30 minutos) e AC de 11 kW, permitindo uma autonomia elétrica optimizada com ajuda GPS até 100 quilômetros. A versão de tração dianteira debita um total de 268 cavalos, enquanto a versão de tração integral recebe um motor elétrico no eixo traseiro para um total de 304 cavalos.
update 22/05/2025
0 comentários:
Enviar um comentário