Ontem sentei-me para seguir o webcast da Tesla sobre os (péssimos) resultados do primeiro trimestre e estava curioso por ver o que Musk tinha preparado para inverter a situação. Pensei que iria anunciar que iria deixar a administração Trump, o famoso novo modelo mais acessível, enfim o roadster2 ou um novo desenvolvimento tecnológico...infelizmente mal Musk abriu a boca (minuto 8) vi logo que estava completamente enganado e iria ser mais do mesmo.
Basicamente ele arrancou com um desvario sobre como os maus resultados eram apenas culpa de repercussões sobre o seu trabalho no DOGE, porque ele estava a cortar na fraude no estado americano e eram os recipientes desse "desperdício e fraude" que eram os verdadeiros culpados (Musk está inocente, segundo Musk) dos resultados deste trimestre. ignoremos as teorias de conspiração que ele regurgitou em seguida para chamar à atenção que neste Q1 a Tesla recebeu 595 milhões de dólares em créditos ambientais do estado mas os lucros totais líquidos foram de apenas de 409 milhões: se não fossem o "desperdício destes créditos estatais" a Tesla estaria no vermelho ao som de 189 milhões de dólares!
Passando esta introdução resumo abaixo os principais pontos:
- Lucros caem
Comecemos pelos números. No primeiro trimestre a receita total cai (relativamente ao Q1 em 2024) 9,4% de 21,3 mil milhões de dólares para 19,3 mil milhões. Para referencia, nos restantes trimestres de 2024 a receita total andou sempre nos 25 mil milhões de dólares.
Se olharmos apenas para o setor automóvel as entregas de viaturas no Q1 caíram 13%, e as receitas caíram 19,6% de 17.3 mil milhões no Q1 2024 para 13.9 mil milhões de dólares em 2025. Os lucros líquidos estão em queda nos últimos 5 trimestres e em no Q1 2025 caíram 71% de 1,39 mil milhões para 409 milhões...depois de adicionar 595 milhões de dólares em créditos ambientais do estado!
- Musk não deixa DOGE
Confesso que eu, e maioria dos investidores, esperavam que Musk anunciasse que iria deixar o DOGE por completo para se dedicar à Tesla que mais que nunca precisa de atenção. O próprio Musk "disse" que os maus resultados eram por causa do DOGE, logo se o seu interesse fosse salvar a Tesla certamente o melhor caminho seria apontar alguém para o DOGE e ele passar a 100% para a Tesla, certo? Infelizmente o ego falou mais alto e Musk anunciou apenas que irá dar mais tempo à Tesla a partir de maio e que irá ficar no DOGE até ao fim da presidência de Trump. Quanto mais tempo? Bem, Musk diz que 40% do seu tempo ira para o DOGE portanto 60% do seu tempo ficará para a Tesla...e para o Twitter, e para o xIA, e para a SpaceX, e para a Neuralink.
- Turbulência agora e no futuro próximo
Se há algo que meia volta era repetido na apresentação era "as coisas estão más agora, já estiveram piores, mas que olhem para o futuro brilhante e luminoso que Musk promete com robots e condução autônoma". Tal como em todas as apresentações anteriores, o futuro será muito melhor e está ao virar da esquina.
- Condução autônoma em quase/maioria toda a gama a partir de meio 2026
Foi Elon Musk que o disse...outra vez. No QaA sempre respondeu que o FSD não supervisionado em carros pessoais em certas cidades nos EUA até ao fim 2025 para uso pessoal, mas também disse que espera que até ao fim do ano o Model Y saia da linha de montagem e só pare à porta do cliente.
- Robotaxis em Austin apenas em junho 2025
Segundo Elon a Tesla terá uma frota de Model Y "Robotaxi" a funcionar em áreas limitadas de Austin no Texas, mas ainda não tem todas as autorizações.
- Cybercab só em 2026
Anunciaram que a produção do Tesla Cybercab deverá arrancar algures no início de 2026.
- Cybertruck? Qual Cybertruck?
Apenas disseram a palavra Cybertruck 2 vezes e não foi para dar nenhuma novidade/noticia. Absolutamente nada sobre a Cybertruck.
- Produção de veiculo acessível atrasada
Um "Tesla acessível" tem sido um tema recorrente, inicialmente prometido para meio de 2025, mas que segundo Lars Moravy a produção em massa será lenta e irá demorar vários meses para acelerar - basicamente o mesmo que fizeram com a Cybertruck. Soa estranho tendo em conta que se tratará basicamente de versões mais fraca do 3 e Y produzidas nas mesmas linhas de montagem.
- Optimus ainda a caminho
Apesar de reconhecer que as limitações de terras raras da China irá afetar o desenvolvimento e produção dos robots Optimus, mas espera produzir "alguns milhares" de unidades ainda em 2025 e atingir em 2029/2030 o milhão unidades por ano.
- Tarifas vão ser um problema para a secção energética
Todas as células usadas para as diferentes versões da Powerwalls vêm atualmente da China
- Roadster 2 ainda mexe
Aparentemente o Tesla Roadster 2 está em "desenvolvimento" - para ser exato passou da fase de "desenvolvimento" para a fase de "desenvolvimento do design"...em 7,5 anos.
0 comentários:
Enviar um comentário