Este é a nova terceira geração do novo Mercedes CLA que conta com uma versão elétrica com uma autonomia de quase de 800 quilômetros (792 quilômetros para ser exacto), além de versões de combustão interna hibridas com sistemas de 48 volt. Novo design, nova plataforma e tecnologia desenvolvida no concept EQXX que depois também servirá de base aos futuros CLA Shooting Brake, GLA e GLB.
O design exterior é familiar - segue a receita do Concept Vision CLA com algumas curvas dos EQE/EQS, estrelas nos farois (dianteiros e traseiros) e na versão elétrica a grelha fechada com 142 LEDs individuais. As versões hibridas ligeiras tem uma grelha aberta não iluminada e não recebem as pegas de portas ocultas.
Estão confirmados 2 níveis de equipamento: Progressive Line e AMG Line que recebe um visual mais musculado e jantes de 18 polegadas.
No interior recebe, tal como no concept Vision CLA, o MBUX Superscreen com 3 ecrãs a dominar o tablier - parece uma versão simplificada do Hyperscreen dos EQE e EQS. O condutor recebe um conjunto de instrumentos num ecrã de 10,5 polegadas que acompanha o ecrã central táctil de 14 polegadas do sistema multimédia.
O tejadilho de vidro eletrocromático é de série mas o ecrã do passageiro é opcional. Inclui nova versão do sistema MB.OS com o sistema multimédia MBUX a incluir o MBUX Virtual Assistant (baseado no ChatGPT), Microsoft Bing, Google Maps e o Google Automotive AI. A navegação MBUX Surround Navigation inclui gráficos 3D em tempo real.
O novo CLA é 3,5 centímetros mais comprido, 2,5 centímetros de largura e 2,9 centímetros mais alto o que deverá melhorar o espaço interior. A capacidade da mala é de 405 litros quer para a versão elétrica e combustão (atualmente 460 litros), mas as versões elétricas tem uma frunk de 101 litros.
Mecanicamente o novo Mercedes CLA estreia a nova plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), compatível com motorizações elétricas e combustão. Inicialmente vão estar disponíveis 2 versões elétricas: CLA 250+ e CLA 350 "with EQ Technology" ambas com uma bateria de 85,5 kWh NMC. Mais adiante deverá haver versões com bateria LFP de 58 kWh mais barata. O CLA 250+ tem um motor elétrico de 272 cavalos no eixo traseiro sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km\h em 6,7 segundos, atinge uma velocidade máxima de 210 km\h e é capaz de uma autonomia entre 694 e 792 km conforme o nível de equipamento e tamanho das jantes.
O CLA 350 4Matic adiciona um segundo motor elétrico de 80 kW no eixo dianteiro subindo a potência para 353 cavalos, acelera dos 0 aos 100 km\h em 4,9 segundos e conforme o nível de equipamento e tamanho das jantes é capaz de uma autonomia de 670 e 770 quilômetros.
Este novo CLA recebe novos motores elétricos com uma eficiência de 93% e o motor no eixo traseiro recebe (como os Porsche Taycan/Audi e-Tron GT) uma caixa de 2 velocidades para eficiência a velocidades mais altas/autoestradas. Usa um sistema elétrico de 800 volts compatível com carga DC até 320 kW e compatível com carga bidirecional "vehicle-to-grid" e "vehicle-to-home".
O novo CLA estreia o novo motor M252 a gasolina de 4 cilindros com 1,5 litros associado a um motor elétrico de 20 kW via um sistema hibrido ligeiro de 48 volts com uma bateria de 1,XXXX kWh acoplado a uma caixa de 8 velocidades e-DCT. Este motor é mais pequeno e 17% mais leve que o atual equivalente motor dos Classe A/CLA, e o sistema elétrico permite atingir os 100 km\h em modo elétrico e recuperar até 25 kW qualquer que seja a velocidade selecionada. Não há dados oficiais sobre este motor mas segundo os rumores devera estar disponível com 136 cavalos (CLA200), 163 cavalos (CLA250) e 190 cavalos (CLA300).
O novo CLA não terá uma versão hibrida plug-in PHEV, porque segundo a Mercedes "o hibrido ligeiro é eficiente quanto baste", e não há confirmação se vai haver uma versão diesel.
update 29-04-2025
0 comentários:
Enviar um comentário