[2ºupdate]Kia PV5 apresentada

Depois do exterior a Kia apresentou mais imagens e (alguns) detalhes técnicos do primeiro modelo da nova geração de comerciais - o Kia PV5 nas versões Passenger e Cargo em formato longo com 5 metros de comprimento que devem chegar aos concessionários até ao fim de 2025. As versões Standart e Chassis Cab vão chegar mais adiante. As versões Passenger (taxis e ride-sharing) e Cargo (mercadorias) diferem apenas de meia altura para cima - lateralmente a versão Passenger tem uma maior superfície vidrada e a porta traseira é de abertura vertical enquanto a da versão Cargo é de abertura lateral em 2 partes.

A Kia disse que esta trabalhar numa versão Prime para privados, uma versão WAV de acesso a cadeiras de rodas e autocaravana Light Camper.

No interior temos uma organização modular moderna com um conjunto de instrumentos digital de 7 polegadas completado por um ecrã de 12,9 polegadas para o sistema multimédia baseado no Android Automotive. Terá 5 escolhas de cores interiores e opcionalmente pode adicionar acessórios de personalização "Kia AddGear", tecnologia V2L para alimentar ferramentas elétricas, sistemas de retenção de carga, High Roof para mais espaço de carga em altura e muito mais.



Esta PV5 é baseada na nova plataforma modular E-GMP.S, em que o "S" significa "Service" aka comerciais. Terá à frente um motor elétrico 120kw alimentado por 3 escolhas de bateria: 43,3 kWh, 51,5 kWh e 71,2 kWh. A Kia apenas comunicou a autonomia WLTP da versão de 71,2 kWh: 400 quilômetros. É compatível com carregamento rápido DC até 150 kW e AC 22 kW.

post original de 20/02/2025
Quase - estas são as primeiras imagens do Kia PV5, o primeiro modelo da família "Platform Beyond Vehicle" (PBV) da Kia e deverá chegar aos concessionários no final de 2025.

Exteriormente pouco muda relativamente ao concept apresentado em 2024 na CES - os farois dianteiros em S, pilar A fino para facilitar manobras e design futurista...para um setor bastante conservador. E estará disponível em versão de carga, passageiros mas a plataforma permitirá muita personalização.




Teremos que esperar por 27 de fevereiro para saber detalhes do interior e mecânicos. Sabemos que utilizará a plataforma Electric Complete Chassis Platform Module (e-CCPM) que tem a capacidade de receber motorizações de 1 ou 2 motores e tecnologia Vehicle-to-Grid, mas podem não estar reservadas para outros modelos.

0 comentários: