A Mercedes está a ultimar o próximo Mercedes CLA que promete ser o “Best in class” (melhor na categoria) e para isso conta com a plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture) capaz de receber motorizações hibridas a gasolina e 100% elétricas. Algo que será uma novidade - até agora as plataformas deste tipo não conseguem ser as melhores em qualquer um dos campos. Regra da engenharia - um máquina que faz dois trabalhos não fará nenhum deles em condições.
Esta nova plataforma mantem o arranjo de motores transversais de 4 cilindros e principal novidade é um novo 1,5 litros turbo de ciclo Miller muito compacto graças aos coletores de escape estarem incorporados na colaça. Está associado a uma nova caixa de dupla embraiagem de 8 velocidades que incorpora um motor elétrico de 20kW/27 cavalos que recupera energia da travagem/desaceleração para arregar a bateria de 1,3 kWh escondida debaixo do assento do condutor. Segundo a Mercedes este é motor de 1,5 litros mais eficiente do mercado e (para já) confirmou que esta motorização hibrida ligeira estará disponível com 135, 163 e 190 cavalos. A pequena bateria permite uma autonomia elétrica de alguns metros e atingir os 100 km/h.
Passando à variante elétrica o novo Mercedes CLA utilizara um sistema elétrico de 800 volts compatível com carga até 320 e terá 2 versões no lançamento - uma de tração dianteira com um motor elétrico de imanes permanentes de 272 cavalos com uma caixa de 2 velocidades e uma versão 4matic que adiciona m motor de 109 cavalos no eixo dianteiro que apenas será ativado em caso de perda de tração. Estão confirmadas 2 capacidades de bateria - 58 kWh de LFP com uma densidade elétrica de 450 Wh/litros e outra de 85 kWh de NMC com uma densidade elétrica de 680 Wh/litros. Esta ultima bateria permitira uma autonomia máxima de 750 quilômetros.
O Mercedes CLA será a primeira versão nesta plataforma MMA, mas mais adiante também terá uma versão sedan, carrinha e 2 SUVs.
update 29/11/2024
0 comentários:
Enviar um comentário